Cine & Vídeo Tarumã exibe `Divas do Cinema Americano´, nos dias 7, 9 e 11

Nesta semana, o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, presta uma homenagem a três grandes estrelas do cinema norte-americano, naquilo que se chamou de segundo momento do `sistema de estrelato´. Um dos frutos do período áureo (e hegemônico) da indústria do cinema hollywoodiano, no final dos anos 1910, o `star system´ promovia atores e atrizes à condição de astros, figuras praticamente míticas daquela manifestação artística. São exemplos dessa fase Mary Pickford, Theda Bara, Tom Mix, Douglas Fairbanks, Gloria Swanson e Rodolfo Valentino. Após o cinema sonoro, outra leva de atores e atrizes foi “fabricada” ao estrelato, figuras que encantavam plateias no mundo inteiro por sua beleza, carisma e atuação. Exemplos são Ingrid Bergman, Ava Gardner, James Stewart, Gary Cooper, Clark Gable, Marilyn Monroe, Grace Kelly, Henry Fonda e Audrey Hepburn. As atrizes, além de “queridinhas” da América, criaram tendências no mundo e se constituíram referências na cultura pop e cinematográfica. O Cine & Vídeo Tarumã selecionou três atrizes marcantes desse período e seus filmes referenciais para prestar homenagem às Divas do Cinema Americano.

Quarta feira, 9, será a vez do clássico do suspense, de Alfred Hitchcock, Janela Indiscreta, de 1954. Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como ele é muito ativo, suas fotos sempre foram de situações perigosas ao extremo, precisa urgentemente de algo para ocupar o seu tempo livre. Espiando através da janela de seu apartamento a vida dos vizinhos, ele passa a desconfiar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda de sua noiva Lisa (Grace Kelly), Jeffries vai, a todo custo, tentar provar que está certo. Apesar do clima tenso, típico de um filme hitchcockiano, podemos apreciá-lo como uma visão antecipada de programas televisivos de “dar espiadinhas”, sem o mal gosto destes.

Encerrando a programação, na sexta feira, 11, será exibido o filme Bonequinha de Luxo, dirigido por Blake Edwards em 1961.Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany`s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.Já consagrada com um Oscar, Andrey transforma o filme em seu instrumento de atuação marcante, fazendo uma personagem extremamente doce, carismática e ingênua, praticamente descaracteriza da clássica visão de uma garota de programa.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.