Quarta edição do Emflor já tem data marcada em novembro

De 17 a 19 de novembro a quarta edição do Encontro de Estudos sobre as Mulheres da Floresta (Emflor), reconhecido espaço consolidado no âmbito da temática do gênero, reunirá pesquisadoras/es de graduação e da pós-graduação de todo País na Ufam.

Articular a produção científica ao conhecimento tradicional, bem como aproximar integrantes de movimentos sociais, indigenistas e feministas da academia. Quem pensa a Antropologia, garante que estes são grandes desafios a serem interpostos. Para discutir, avaliar e propor novas fórmulas visando à valorização e inserção grupos de forma mais efetiva na sociedade, a UFAM realiza o 4° Encontro de Estudos de Mulheres da Floresta, o Emflor. O encontro acontece de 17 a 19 de novembro e é promovido pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder – Gepos.

Como ocorre desde segunda edição, em 2012, o Emflor homenageia uma personalidade envolvida em causas sociais. A reitora da universidade, professora doutora Márcia Perales, foi a primeira a ser homenageada por ser a primeira mulher a gerir a UFAM, uma instituição centenária. Em 2013, o nome escolhido foi o da indigenista Doroti Schwade, voluntária da Operação Anchieta (hoje, Amazônia Nativa) e integrante do Conselho Indigenista Missionário, responsáveis pelo levantamento dos povos indígenas na Amazônia Ocidental, Acre e sul do Amazonas.