Cine&Vídeo Tarumã em clima de Copa do Mundo nos dias 24 e 26 de junho

Se por um lado a Copa de Futebol pode interferir na programação do Cine & Video Tarumã, da Ufam, ao ponto de cancelar as exibições da próxima semana, ela também possibilita a apresentação de filmes sobre futebol na semana seguinte. Assim, oferecendo a oportunidade de apreciar filmes que se circunscrevem ao mundo do futebol no Brasil, a programação de cinema do cineclube da Ufam para os dias 24 e 26 de junho é Boleiros – Era Uma Vez o Futebol, de Ugo Giorgetti, e Heleno, de José Henrique Fonseca, respectivamente.

Excepcionalmente na terça-feira, dia 24, será exibido o filme de Ugo Giorgetti, Boleiros – Era Uma Vez o Futebol, produção de 1988. Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes, está reunido um grupo de ex-jogadores de futebol que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais. As histórias são de vários tipos e exploram desde momentos mais emocionantes até outros puramente cômicos. Do juiz que apita lances absurdos para favorecer o time que paga uma propina ao jogador decadente que não aceita se mostrar por baixo, o filme traça uma visão romântica do futebol e conta com ótimas interpretações (Flávio Migliaccio, Otávio Augusto, Cássio Gabus Mendes, Rogério Cardoso e Wandi Doratiotto), tem um ritmo ágil e roteiro muito inteligente. É talvez um dos melhores filmes sobre o esporte já realizado no Brasil, destinado àqueles que gostam do futebol, àqueles que gostam de cinema, àqueles que gostam de ambos. Gerou uma sequência, também dirigida por Giorgetti, em 2006.

Na quinta-feira, dia 26, é o dia da apresentação de Heleno, dirigido por José Henrique Fonseca em 2011, trazendo à tona a vida polêmica do craque Heleno de Freitas dos anos 1940. No Rio de Janeiro dos anos 1940, o jogador de futebol Heleno de Freitas (Rodrigo Santoro) era considerado o príncipe do futebol, nessa época em que a cidade era um cenário de sonhos e promessas. Mas, quando dois campeonatos mundiais foram cancelados (1942 e 1946) por causa da II Guerra Mundial, o sonho de Heleno tornar-se o melhor jogador brasileiro de todos os tempos ganhando uma copa, ruiu e ele se viu desesperado. Egoísta, agressivo, perfeccionista, charmoso, intolerante, indisciplinado, apaixonado, impulsivo foram adjetivos impostos a este brasileiro que pagou com sua própria vida por não compreender o mundo. Morreu em 1959 aos 39 anos, de sífilis. O filme é baseado no livro “Nunca Houve um Homem como Heleno”, de Marcos Eduardo Novaes.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.