Saga Romântica de Richard Linklater é tema no Cine & Video Tarumã

No embalo e clima do Dia dos Namorados, o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, programou uma semana sob a égide performática de Richard Linklater na direção dos filmes e dos atores Ethan Hawke e Julie Delpy na condução da história romântica que atravessa décadas. Esta história, que envolve Jesse e Céline, desde um encontro casual num trem para Viena em 1995 até os dias atuais, em férias na Grécia, se tornou referência no âmbito do cinema já o extrapolou, criando mitos. Segundo informação corrente, o encontro de fato teria ocorrido entre o diretor Linklater e a jovem Amy Lehrhaupt e que o inspirou a criar o filme. Amy teria morrido antes mesmo de o filme estar pronto. Lendas à parte, a trama original ganhou dimensões pelas brilhantes interpretações dos protagonistas, que, mais tarde, juntaram-se para roteirizar e trabalharem as continuações.

No cinema há vários filmes contando histórias de amor; uns melosos demais, outros rancorosos quanto ao amor. São poucos que conseguem trafegar na linha fina que separa a perfeição da obviedade. É exatamente aí que está a trilogia de Linklater: Antes do Amanhecer, Antes do Por-do-Sol e Antes da Meia-Noite. A saga de Jesse e Céline é mostrada desde o primeiro encontro, em 1995, quando o fascínio e a beleza da juventude atuam fortemente na atração, passando pelo reencontro casual em Paris, nove anos depois, quando já estão maduros e fincados em suas profissões, até os dias de 2013, quando percebemos que casaram e têm uma vida em comum. É neste último trabalho que identificamos as formas de um amor incondicional e pleno. É na sutileza de cada gesto do casal – até numa briga –, nas diferenças e adversidades, que se percebe a presença desse amor. São as escalas de sentimentos entre pessoas que se amam as responsáveis por tornar a experiência fascinante. O tom da narrativa desses filmes nunca resvala na pieguice e o desfecho da trilogia já faz dela um dos mais belos tratados sobre o amor que o cinema já nos apresentou. Talvez um desfecho clássico de uma relação amorosa como esta vivida por Jesse e Céline pudesse ser outro filme (premiado): Amor, de Michael Haneke.

Na segunda-feira, dia 09, será exibido o filme Antes do Amanhecer, de 1995. A trama mostra o encontro casual de Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Céline (Julie Delpy), uma estudante francesa, num trem para Viena. Ele acaba convencendo-a a descer na mesma estação que ele, para ficarem juntos uma noite inteira, já que ele pegará o avião de volta para os EUA pela manhã e ela voltará para Paris. Eles desembarcam e gradativamente vão se envolvendo. Só que nesta noite uma paixão avassaladora irá surgir entre os dois, tornando o inevitável e próximo adeus cada vez mais difícil. Só lhes resta aproveitar ao máximo o pouco tempo que resta. O filme ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim/95.

Na quarta-feira, dia 11, é o dia da apresentação de Antes do Por-do-Sol, de 2004. Novamente encontramos Jesse e Céline nove anos depois, em Paris. Percebe-se que eles não mais mantiveram contatos, apesar da lembrança continuar forte. Agora, ele se tornou um escritor de relativo sucesso e está na capital francesa para divulgar seu último livro, que conta exatamente sobre o dia em que ele e Céline passaram juntos em Viena. Coincidentemente, Céline encontra-se na livraria de lançamento do livro. No curto tempo de uma tarde, eles passeiam por Paris, mas deixando os vislumbres da paixão juvenil para trás e abrindo horizontes para os questionamentos da vida adulta. Todas as questões deixadas em aberto no filme anterior são agora esclarecidas: ele está casado, morando em Chicago e tornou-se escritor; ela, solteira e trabalhando numa organização do governo. A despedida deles nos remete a várias outras questões, que continuam em aberto.

Antes da Meia-Noite, último filme da trilogia, será exibido na sexta-feira, dia 13. Mais nove anos se passaram desde o último encontro acompanhado no filme anterior. Agora, Jesse e Céline estão casados e vivendo juntos em Paris, ao lado das filhas gêmeas Ella e Nina (Jennifer e Charlotte Prior) que tiveram. Ele busca sempre manter contato com Hank (Seamus Davey-Fitzpatrick), o filho adolescente que teve com a ex-esposa e que vive em Chicago com a mãe. Quando o casal resolve ir à Grécia de férias com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem. Neste contexto, Jesse segue tentando se tornar um romancista de sucesso, enquanto Céline reconsidera seriamente a possibilidade de aceitar um emprego junto ao governo francês. O casal está cheio de problemas e o tom da conversa mudou, mas ainda assim percebe-se que o amor ainda está lá, amadurecido e tendo que lidar com as dificuldades da realidade.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.