Cine &Vídeo Tarumã encerra apresentações sobre Meio Ambiente nesta sexta (6)

5 de maio é simbolicamente o dia em que se deve refletir sobre os danos que o homem provoca ao meio ambiente mundial, com sérios resultados  a sua própria sobrevivência. Esse é o dia que a ONU criou para tratar de assuntos ambientais. 113 países, além de 250 organizações não governamentais, aprovaram, em 1972, a pauta principal que abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Dois anos depois, o Brasil iniciava um trabalho de preservação ambiental, mas sem uma política efetiva, a ação não prosperou. Imbuído da intenção de valorizar o tema, o Cine & Vídeo Tarumã programou para a próxima semana a exibição de filmes que levantam algumas preocupações e problemas com atos que o Homem está praticando sem medir as consequências para a sua própria existência. São filmes que abordam questões específicas (como é o caso de A Enseada, documentário premiado com o Oscar/10) ou gerais (O Veneno Está na Mesa e A Era da Estupidez) sobre essa ação desastrosa ao meio ambiente.

Depois de apresentar os filmes  A Enseada, de Louie Psihoyos, que ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2010, e O Veneno Está na Mesa, documentário de Silvio Tendler de 2011, que apresenta o Brasil como o país do mundo que mais consome agrotóxico, o Cine e Vídeo Tarumã chega finaliza a semana do meio ambiente, no dia 6 de junho, com a exibição do misto de documentário e ficção A Era da Estupidez, de Franny Armstrong, que apresenta o ator (já falecido) Pete Postlethwaite vivendo em um mundo devastado no ano de 2055. Ele assiste a “imagens de arquivo”, filmadas em 2007 e 2008, e se pergunta “por que não paramos as mudanças climáticas enquanto tínhamos chance de fazê-la?” O filme é um libelo contra as mudanças climáticas, o aquecimento global e temas que permeiam essa discussão, como o cada vez mais insustentável mundo baseado e dependente do petróleo, as guerras que ele promove e provoca, a política que ainda tangencia o assunto das mudanças climáticas, consumismo e a estupidez humana.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.