Ufam vai sediar Conferência Internacional sobre Estatística e Análise de Risco. Inscrições abertas

Manaus vai sediar a Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco e estão abertas inscrições para submissão de trabalhos a serem apresentados. O prazo para submissão de trabalhos iniciou 15 de maio e vai até 7 de julho de 2014. A divulgação dos trabalhos aceitos será em 25 de julho e o evento acontece de 12 a 15 de agosto de 2014. O evento será sediado pela Ufam e as inscrições podem ser feitas no site http://stat_am.cpaa.embrapa.br/.

A conferência vai permitir aos participantes conhecerem e debaterem sobre novas técnicas, modelos e métodos estatísticos para prever riscos em diversas situações em relação à  agricultura, saúde, meio ambiente, e outras áreas, e com isso facilitar a tomada de decisões em situações reais para prevenir ou minimizar os riscos, segundo explica o presidente da Comissão Organizadora, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Roberval Lima. “É a primeira vez que um evento desse porte nesta área acontece aqui na região”, afirma presidente da Comissão Organizadora.

Os trabalhos da conferência podem ser aplicados a riscos relacionados a desastres ambientais, problemas de saúde pública, enchentes, secas, mudanças climáticas, pragas na agricultura, acidentes, perda de safras de alimentos e uma série de outros temas e situações reais, explica Roberval. Os estudos em estatística experimental e análise de risco permitem avaliar a possibilidade de ocorrência e o impacto dos riscos, assim como aperfeiçoar a qualidade e produtividade na análise das decisões para minimizar os riscos em cada contexto. Os organizadores pretendem possibilitar a articulação de parcerias entre os países para a elaboração de projetos colaborativos e a complementação da formação dos alunos de graduação, mestrado e doutorado.

A ‘Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco’ é realizada pela Comissão de Análise de Risco do Instituto Internacional de Estatística (sigla em inglês ISI-CRA). O evento em Manaus é de âmbito internacional e estão previstos conferencistas de países como Grécia, Chile, Portugal, Brasil entre outros. Esta edição do evento é promovida pela Embrapa Amazônia Ocidental, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Aberta de Portugal (UAB) e Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL). Tem ainda o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) e o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Paulista (Unip).