Seminário discute bibliotecas escolares e públicas de 20 a 22 de maio

Com objetivo de refletir sobre as realidades sociais e políticas das bibliotecas escolares públicas no contexto em que estão inseridas, o Conselho Federal de Biblioteconomia em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Universidade Federal do Amazonas realizam o Seminário Regional em Bibliotecas Escolares e Públicas. A ideia também é coletar informações regionalizadas sobre a pertinência dos princípios filosóficos que orientam e disciplinam a conduta profissional dos bibliotecários brasileiros, tendo em vista a reformulação do Código de Ética Profissional vigente.

Sob o tema “Da barbárie ao compromisso ético, social e político” o seminário alerta para a necessidade de fomentar o debate acerca dos aspectos estruturais, funcionais, éticos relativos às bibliotecas escolares e públicas brasileiras e a necessidade da regionalização das discussões sobre os princípios filosóficos que atualmente orientam e disciplinam a conduta profissional dos bibliotecários brasileiros.

A coordenação do curso de Biblioteconomia participa do painel sobre instituições formadoras e fiscalizadoras do profissional que atua em bibliotecas escolares e públicas juntamente com a Universidade Federal do Pará e o Conselho Regional de Biblioteconomia, no dia 20. A professora Maria do Socorro Jatobá, da Ufam, “Ética e estruturação social: a cidadania em perspectiva” participa do painel “Civilização e barbárie sob mediação da ética profissional”, no dia 22.