Luta contra a homofobia é tema dos filmes do Cine & Vídeo Tarumã desta semana

Como o dia 17 de maio é internacionalmente dedicado à luta contra a homofobia, a programação do projeto Cine & Vídeo Tarumã selecionou três filmes que perpassam sobre esse tema e conseguem sensibilizar o público para as relações homoafetivas. Os filmes são: o documentário Fabulous - A História do Cinema Gay, uma produção de 2006 da HBO dirigida pela dupla Lisa Ades e Lesli Klainberg; Amores Imaginários, do canadense Xavier Dolan, e Louco Amor, do romeno Tudor Giurgiu.

Hoje (12), o documentário Fabulous - A História do Cinema Gay, de 2006, apresentou depoimentos que trazem à luz como, durante a maior parte do século passado, imagens de gays e lésbicas da cultura americana eram muito limitadas, estereotipadas e/ou tabu. Hoje, as imagens gay estão por todo o lado. Esse documentário faz uma retrospectiva sobre a temática homossexual no cinema norte-americano (principalmente independente) e sobre como, ao longo de seis décadas, o tema foi se liberando no cinema. O documentário persegue a emergência do cinema gay, desde os filmes avant-garde, das décadas de 40 e 50, passando pelos que falavam da AIDS na década de 80, pelo "New Queer Cinema" da década de 90 e chegando até aos mais recentes realizadores da atualidade.

O filme Amores Imaginários, de 2010, a ser exibido na quarta-feira (14), é dirigido e interpretado por Xavier Dolan. A continuação da carreira precoce deste canadense que se notalibizou por dirigir e atuar o "cult" "Eu Matei a Minha Mãe" aos 20 anos de idade. O filme fala de Francis (Xavier Dolan) e Marie (Monia Chokri), amigos inseparáveis. Suas vidas mudam quando conhecem Nicolas (Niels Schneider), um charmoso rapaz do interior que acaba de se mudar para Montreal. Um encontro se sucede ao outro e os trÊs logo se tornam um grupo inseparável. Mas Francis e Marie, ambos apaixonados por Nicolas, desenvolvem fantasias obsessivas em torno do seu objeto de desejo em comum. À medida que atravessam as típicas fases da paixão, embarcam numa verdadeira disputa pela atenção do rapaz, comprometendo sua antiga amizade. O filme foi premiado no Festival de Cannes em 2010, além do Festival de Roterdã.

Finalizando esta programação, na sexta-feira (16), será apresentado o filme Louco Amor, de 2006, do diretor Tudor Giurgiu. O drama, misto de romance, nos mostra que o amor simplesmente acontece. Não há regras. E dói profundamente; às vezes pode parecer doentio. Kiki (Maria Popistasu) e Alex (Ioana Barbu) são das meninas que se encontram na faculdade. Sua amizade gradualmente se transforma em amor, mas para aqueles ao seu redor são apenas boas amigas. O filme fala também do relacionamento de Kiki e seu irmão, Sandu (Tudor Chirila), atormentado pelo ciúme que ele sente em relação à nova amizade da irmã. O diretor romeno Giurgiu investiga a vida do triângulo, a inveja e a ambiguidade das relações, e o amor de duas mulheres. O filme deu a Catalina Murgea (Sra. Benes) o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Gopos Awards/07 Romênia.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Vídeo Locadora.