Aplicativos desenvolvidos por alunos da Ufam são apresentados em workshop

Alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e do mestrado em Engenharia Elétrica da Ufam apresentarão seus projetos na área de Dispositivos Móveis e TV Digital durante o 1º Encontro Ceteli/Ufam e Samsung de Inovação Tecnológica, que ocorre nos dias 8 e 9 de maio, das 14 às 18h, no auditório do Ceteli - localizado no setor Norte do campus universitário.

Ao todo, 16 estudantes da Ufam fizeram parte do Programa de Formação Complementar para alunos de graduação na área de Dispositivos Móveis, resultado de uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da Informação (Ceteli/Ufam) e a multinacional Samsung. Os aplicativos desenvolvidos durante o curso, ocorrido em 2013, serão apresentados no workshop cujo tema central é Inovação Tecnológica.

Os alunos irão explicar o objetivo de cada aplicativo, o contexto no qual os projetos estão inseridos e a diferença desses aplicativos para o que há no mercado. Além das apresentações, haverá palestras de engenheiros da Escola Politécnica da USP e do Instituto Samsung (Sidia).

Haverá exposições mais técnicas voltadas profissionais e estudantes da área, como as telas desenvolvidas, as tecnologias de criação e os testes utilizados nos projetos. Os aplicativos buscam auxiliar em tarefas cotidianas, como localização de ônibus por GPS e locais de atendimento emergencial, receitas de culinária amazônica e até com fichas digitais para acompanhamento em academias de musculação. As equipes de TV digital têm projetos de guia interativo dos pontos turísticos da Copa do Mundo e um jogo educacional interativo de perguntas e respostas, chamado Busca ao tesouro.

1o Encontro Ceteli/Ufam e Samsung de Inovação Tecnológica

O projeto Ceteli/Ufam e Samsung tem o objetivo de formar 15 mestres no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Ufam e capacitar 120 alunos de graduação das áreas de engenharia elétrica, ciência da computação, mecatrônica e afins nas áreas de TV Digital, de Automação Industrial e de Dispositivos Móveis. Mesmo que seja uma parceria entre Ufam e Samsung, os alunos podem ser de outras instituições.

O projeto tem a duração de três anos e possui oito doutores vinculados ao Ceteli. Como parte da parceria com a Samsung, o Ceteli recebeu um novo edifício, com área construída de900m2 e três andares. O prédio possui laboratórios (Dispositivos Móveis, Interação de TV Digital e de Automação Industrial), salas de aula, áreas de estudo e salas de professores.

8 de maio:

14h - Abertura