Cefort promove Seminário de Formação de Professores da Educação Infantil entre 12 e 16/5

O Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (Cefort) promove, de 12 a 16 de maio, o Seminário “Formação de Professores da Educação Infantil: construindo tecnologias, saberes e práticas pedagógicas na Cidade de Manaus”. As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de maio na página do Cefort (http://cefort.ufam.edu.br/portal).

O objetivo é socializar, debater e avaliar as atividades pedagógicas desenvolvidas no curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Infantil, na modalidade a distância, desenvolvida por meio de uma parceria entre Ufam, Ministério da Educação e Secretaria Municipal de Educação (Semed). A programação contempla a apresentação de Trabalhos de Conclusão do Curso, oficinas pedagógicas, mesas redondas, palestras, exposição de materiais didáticos e vídeos elaborados no decorrer do curso. O seminário destina-se a profissionais e estudantes que atuam na educação infantil: professores cursistas, coordenadores pedagógicos, gestores de escolas e estudantes de Pedagogia.

Processo formativo

O curso atendeu 160 Centros Municipais de Educação Infantil, da SEMED/Manaus, envolvendo 500 Professores da educação infantil, 20 professores tutores e equipe de 15 professores/pesquisadores da Ufam e da Semed.

O processo formativo contemplou o vínculo orgânico entre teoria e prática, dimensionando bases teóricas e exercício constante no chão da sala de aula; dimensionando os problemas reais de formação das crianças, atendendo as novas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Neste curso, a base metodológica da formação continuada do CEFORT foi reconfigurada para a modalidade da Educação a Distância, utilizando ambiente virtual de aprendizagem ancorada no Software Moodle.

O curso foi voltado para a fundamentação, elaboração e aplicação e projetos de aprendizagem com as crianças da educação infantil nos CMEIS da Semed. Para tanto, foram realizadas análises específicas sobre as condições do espaço escolar, do desenvolvimento e aprendizagem da criança, tomando a pesquisa como princípio para a elaboração e execução de projetos de aprendizagem. As atividades do seminário têm por base a produção resultante do processo formativo e a produção de material didático-pedagógico desenvolvida no âmbito das escolas da educação infantil de Manaus.

Outras informações pelos telefones 3305-4599/ 3305-1181, ramal 2010.