Cine & Vídeo exibe "Em Teu Nome" excepcionalmente nesta terça, 18

O projeto Cine & Vídeo Tarumã encerra as suas atividades acadêmicas do período com uma programação que evidencia o período da ditadura no Brasil. A programação desta semana, “Ditadura Militar e Resistência: 50 anos”, conta com três filmes que abordam diferentes visões sobre esse período histórico, que vão do debate sobre os horrores do regime à reflexão de como essa geração lida com as “heranças” desse período após meio século.

Na terça-feira, 18, excepcionalmente, o filme escolhido é o Em Teu Nome, do diretor Paulo Nascimento. No início dos anos 70, a América Latina vivia um período dominado pela ditadura militar. Alguns grupos políticos optaram pela luta armada para enfrentar o regime. Boni, um estudante de engenharia de origem humilde adere à luta armada, mas carrega dúvidas e medos sobre se este seria realmente o melhor caminho, pois teme pela família, pela namorada e pelo futuro, que parece mais incerto a cada dia. Como tantos, ele é preso, torturado e banido do país. No exílio no Chile, ao lado da companheira Cecília, passa a compreender a sociedade de outra maneira. Começa a trabalhar e a conviver com o povo chileno, percebendo que para mudar a realidade é preciso primeiro entendê-la.

Na sexta-feira, dia 21, o encerramento da programação será feito com o filme A Memória Que Me Contam, da diretora Lúcia Murat. A ex-guerrilheira Ana, ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene, uma diretora de cinema que se sente perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo, seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.