Núcleo de Acessibilidade da Ufam realiza 4ª edição do Projeto Novas Mentes, de 17 a 19 de março

O EUAPOIO – Núcleo de Acessibilidade da UFAM- realizará nos dias 17, 18 e 19 de março, no Campus de Parintins, a 4º edição do Projeto Novas Mentes, uma ação de capacitação para professores, servidores e alunos do universo acadêmico com o objetivo de iniciar a abordagem voltada ao modelo proposto de educação inclusiva para o nível superior de ensino.

De acordo com o presidente da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da Ufam, professor Renato Brandão, o evento tem como base as orientações da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação (MEC) e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PROCOMUN), os centros avançados do interior estão sendo alcançados com a criação de uma nova mentalidade diante do compromisso que todos tem de assumir para a educação pela diversidade na perspectiva inclusiva.

“O projeto já aconteceu em Itacoatiara, Coari e Humaitá, estamos concluindo o ciclo de informações reconhecimento dos aspectos e necessidades de cada centro e diante das demandas faremos a ordenação das ações para o atendimento específico dos que querem estudar e trabalhar com melhores condições de vida”, informou o professor Renato Brandão.

As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas no próprio campus em Parintins.

Nova Logo da Comissão de Inclusão e Acessibilidade

A Comissão de Inclusão e Acessibilidade da UFAM (CIA), por meio de reunião ordinária, deliberou pela aprovação do novo símbolo que representará as ações e atividades voltadas à assistência ao público interno da Universidade em situação de deficiência.

Formada desde 2010, a CIA tem como objetivo deliberar sobre os procedimentos que equalizem as situações de desvantagem no âmbito da interiorização para funcionários e alunos desta instituição de ensino.

Composta por professores e alunos, entra em voga neste ano, uma nova proposta de abordagem, objetivando conforme orientação do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Alfabetização e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e Secretaria de Educação Superior (Sesu), a implantação dos Núcleos de Acessibilidade para apoio pedagógico e institucional na capital e interior.

Agora, todas as ações e atividades terão o acompanhamento da logo criada a partir da percepção do equilíbrio, tendo a UFAM como o centro das ações, com o foco na surdez, cegueira e demais comprometimentos e nas cores primárias de alcance visual e apelo primário. Dessa forma, a CIA por meio do Espaço Universitário de Apoio Pedagógico para Funcionários e alunos – EUAPOIO inaugura uma nova etapa em busca o reconhecimento das possibilidades e limites que envolvem uma sociedade mais inclusiva.

Confira a programação:

60

Palestra I: A inclusão e diversidade: qual mundo queremos daqui para frente?

Conceitos de deficiência na perspectiva da diversidade.

Prof. Renato Brandão

Professores, Alunos, servidores e interessados externos.

60

Palestra II: O aspecto legal na ótica da nossa realidade. Como e o que é o AEE?

Professores, Alunos, servidores e interessados

externos.

60

Palestra III: A UFAM diante do desafio de uma educação mais inclusiva. Caminhos que devemos percorrer.

Professores, Alunos, servidores e interessados

Externos.

Das oficinas

20

Oficina I: Adaptação de texto para leitura de Deficientes Visuais por meio do computador e recursos disponíveis.

Nancy Soares e Vanessa Santos

Oficina II: A cultura surda: Datilologia e jogos em Libras

Julio

20

Oficina III: Composição de material didático adaptado.

Renato Brandão

Do cronograma

Dia

13h

Chegada da equipe e acomodações

20h

Reconhecimento e organização do local do evento

9h

Credenciamento para o evento. (Nessa etapa precisamos do apoio estrutural do Campi local, tal como pessoal e lista prévia dos participantes inscritos)

09:50h ás 11

Palestra I

11:10 às 11:40h

Dinâmica com o grupo de participantes. Caminho cego, uma brincadeira para despertar a reralidade.

14 às 17:30h

Oficinas I, II e III. (Faremos a divisão em grupos de 20 pessoas por oficina, desse modo os 60 participantes poderão ao longo da semana ter acesso a todas as oficinas.)

9 às 10:20h

Palestra II

10:30 às 11:40h

Dinâmica coletiva: Introdução ao Braille. Todos serão convidados a entender o que de fato é a escrita em relevo para cegos e melhor, “ver” que não há dificuldades no processo.

14 às 17:30h

9:30 às 11:30h

14 às 14:40h

Palestra III

15 às 17:20h

Cinema Novas Mentes. Em cartaz “O primeiro aluno da classe”, todos serão convidados a conhecer essa historia para que possamos refletir sobre a importância do que queremos para um mundo melhor.

8h

Reunião com direção do Campi Parintins. Proposta de criação do Núcleo de Acessibilidade no local e verificação do aspecto predial do Instituto.

15h

Retorno da equipe para Manaus.