Cine & Vídeo Tarumã homenageia mulheres com filmes

O Projeto Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, volta às atividades após o Carnaval com uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A programação de 8 de março - Dedicado à Mulher tem o propósito de comemorar a data que relembra as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres e para isso foram escolhidas três produções cinematográficas que abordam a luta feminina contra o assédio sexual, a violência e o turismo sexual.

Na segunda feira, dia 10, o filme escolhido é o Cairo 678, do diretor egípcio Mohamed Diab. O filme é baseado em três tramas paralelas de três histórias reais de três mulheres egípcias. Ela aborda sobre uma questão muito sensível no Egito e expõe as implicações e as circunstâncias de assédio sexual na vida dos personagens principais. O filme pinta um retrato sem concessões da sociedade egípcia a partir dos pontos de vista de três mulheres de diferentes classes sociais unidos por sua decisão de não mais permanecer em silêncio as vítimas de assédio sexual.

Na quarta feira, dia 12, será exibido o filme E Agora, Aonde Vamos?, da diretora libanesa Nadine Labaki. Numa vila do Líbano isolada por minas terrestres, mulheres muçulmanas e cristãs se unem para proteger suas famílias da violência e do sofrimento. Elas inventam todo tipo de estratégia para impedir que seus maridos se enfrentem e gerem mais mortos num lugar marcado pela guerra. Para distrair os homens, elas vão desafiar tabus, chamando um grupo de dançarinas ucranianas para visitar o lugar e servindo biscoitos com maconha numa festa. Mas quando uma morte trágica acontece, elas serão obrigadas a adotar uma tática bem mais radical.

Na sexta feira, dia 14, será finalizado com o filme Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, do diretor brasileiro Joelzito Araújo. Cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente para fins de exploração sexual. Entretanto, apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras, ao entrar no mundo do turismo sexual, acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma maioria consegue encontrar um grande amor e casar. O filme vai do Nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.