Clube de Compras Dallas fecha a semana do Cine & Vídeo na sexta, 28

O Cine & Vídeo Tarumã apresenta nesta semana um pequeno painel dos filmes que estão concorrendo ao Oscar 2014, cuja premiação acontece no dia 2 de março, em Los Angeles. É fato que o evento internacional reúne produções cinematográficas selecionadas com um perfil muito próximo ao padrão da indústria norte-americana. Contudo, é inegável que algumas obras possuem qualidade estética ou pertinência temática que as colocam num patamar de engrandecimento do cinema. Assim, o Cine & Vídeo Tarumã selecionou três dos filmes indicados que ainda não foram exibidos no circuito comercial de cinemas de Manaus, intitulando sua semana de “Concorrentes ao Oscar 2014”: na segunda, foi exibido A Caça; na quarta, Ela e Clube de Compras Dallas fechará a semana.

Clube de Compras Dallas, do diretor canadense Jean-Marc Vallée, será exibido na sexta-feira, dia 28, completando a seleção da semana “Concorrentes ao Oscar 2014”. O filme, baseado num fato real, conta a história de Ron Woodroof (Matthew McConaughey), um eletricista heterossexual de Dallas que foi diagnosticado com AIDS em 1985, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas 30 dias de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e começa uma batalha contra a indústria farmacêutica e os próprios médicos. Ele procurou tratamentos alternativos e passou a contrabandear drogas consideradas, na época, ilegais do México. É quando conhece o transexual Rayon (Jared Leto) e cria o Clube de Compras Dallas para “abastecer” os vitimados. O filme concorre ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Montagem e Melhor Maquiagem.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.