Cine & Vídeo apresenta Indicados ao Oscar
O Cine & Vídeo Tarumã apresenta nesta semana um pequeno painel dos filmes que estão concorrendo ao Oscar 2014, cuja premiação acontece no dia 2 de março, em Los Angeles. É fato que o evento internacional reúne produções cinematográficas selecionadas com um perfil muito próximo ao padrão da indústria norte-americana. Contudo, é inegável que algumas obras possuem qualidade estética ou pertinência temática que as colocam num patamar de engrandecimento do cinema. Assim, o Cine & Vídeo Tarumã selecionou três dos filmes indicados que ainda não foram exibidos no circuito comercial de cinemas de Manaus, intitulando sua semana de “Concorrentes ao Oscar 2014”: A Caça, Ela e Clube de Compras Dallas.
Nesta segunda-feira, 24, o filme exibido é A Caça, do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg. O diretor egresso do movimento Dogma 95 (fez seu primeiro filme – “Festa de Família” - e talvez o mais importante) faz aqui um verdadeiro libelo contra o preconceito e as complicações com pedofilia. No filme, Lucas (Mads Mikkelsen) tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Ele tem um novo emprego como professor em uma creche de uma pequena cidade sueca. Lucas é boa praça e amigo de todos. Ele está iniciando uma nova relação e aguarda pela visita de Natal do filho, Marcus. Tudo corre bem até que a pequena Klara (Annika Wedderkopp), uma aluna de cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou as partes íntimas. A acusação o faz ser afastado do trabalho e desencadeia o ódio de toda a comunidade, sendo perseguido pelos habitantes. O filme concorre ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, representando a Dinamarca.
Já na quarta-feira, 26, será apresentado o filme Ela, do diretor americano Spike Jonze, concorrendo em cinco categorias. Em um futuro não muito distante, o escritor solitário Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) compra um novo sistema operacional desenhado para atender todas as suas necessidades. Para surpresa de Theodore, começa a se desenvolver uma relação romântica entre ele e o sistema operacional. Essa história de amor não convencional mistura ficção científica e romance em um doce conto que explora a natureza do amor e as formas como a tecnologia nos isola e nos conecta. O filme está concorrendo ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Canção Original, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Design de Produção.
Clube de Compras Dallas, do diretor canadense Jean-Marc Vallée, será exibido na sexta-feira, dia 28, completando a seleção da semana. O filme, baseado num fato real, conta a história de Ron Woodroof (Matthew McConaughey), um eletricista heterossexual de Dallas que foi diagnosticado com AIDS em 1985, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas 30 dias de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e começa uma batalha contra a indústria farmacêutica e os próprios médicos. Ele procurou tratamentos alternativos e passou a contrabandear drogas consideradas, na época, ilegais do México. É quando conhece o transexual Rayon (Jared Leto) e cria o Clube de Compras Dallas para “abastecer” os vitimados. O filme concorre ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Montagem e Melhor Maquiagem.
O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.