CAIS/PROCOMUN realiza campanha de prevenção e combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

O Centro de Atenção Integral a Saúde – CAIS/PROCOMUN realiza, de 24 a 28 de Fevereiro, uma campanha de prevenção e combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). As atividades contarão com a realização de palestras, administração da vacina contra a Hepatite B, uma das principais e mais graves DSTs e com a distribuição de folders e preservativos.

De acordo com uma das coordenadoras da campanha, enfermeira Eliza Cordeiro, o objetivo do evento é sensibilizar os servidores e estudantes da Universidade para que se protejam contra as DSTs, especialmente no período do Carnaval. “Também estaremos informando as pessoas para saibam reconhecer os sintomas e se tratar. A comunidade universitária pode procurar o Cais para o tratamento”, disse a enfermeira do Cais.

Ainda conforme Eliza Cordeiro, diariamente durante essa semana, o Cais estará com atividades voltadas para a temática de combate e prevenção às DSTs. Na segunda, ocorre a divulgação do evento. Na terça-feira, serão distribuídos folders e 2 mil preservativos masculinos na entrada do campus universitário nos horários de maior movimento.  Na quarta-feira, haverá palestras na sede do Cais, a primeira às 9h e a segunda, às 15h. Nos dias 27 e 28, o Cais prosseguirá com o trabalho de orientação aos interessados, além de marcação de consultas e exames. Durante os cinco dias de campanha, o Cais estará vacinando contra a Hepatite B, uma das formas mais agressivas de DST. “O Cais disponibiliza essa vacina para a comunidade universitária. São apenas três doses para que a pessoa fique imune a ela”, informa.

No Amazonas, todos os anos são registrados aumentos nos números de novos casos de HIV em relação ao ano anterior. Segundo a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais houve em 2013 um aumento de 16,7% de novos casos de HIV em relação ano anterior. A principal faixa etária de contaminação tem sido jovens entre 20 e 34 anos.  Outra doença que merece destaque é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), muito prevalente no estado, podendo ocasionar o câncer do colo de útero, o tipo de câncer mais frequente nas mulheres do Amazonas. A OMS estima mais de 24 mil casos anuais de câncer do colo de útero no Brasil. Além disso, a região Norte atualmente representa a segunda maior taxa de incidência do país para hepatite B.

Para mais informações, procure o CAIS, que fica próximo à Faculdade de Educação Física (FEF).