Cine e Vídeo Tarumã faz homenagem a Eduardo Coutinho

Eduardo CoutinhoEduardo Coutinho

O Cine & Vídeo Tarumã exibe uma programação especial nesta semana, 17, 19 e 21, em homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho. O documentarista, falecido no dia 2 de fevereiro deste ano, é considerado um dos mais importantes da atualidade por trazer uma característica humanista e sensível ao gênero, fazendo filmes "com os outros", e não "sobre os outros", tentando entender as razões alheias do cotidiano de pessoas comuns. A programação da semana, “Homenagem Póstuma a Eduardo Coutinho”, consiste nos filmes “Cabra Marcado Para Morrer”, “Edifício Master” e “Jogo de Cena”.

Abrindo a programação, nesta segunda-feira, 17, teremos o filme Cabra Marcado Para Morrer. O filme é uma narrativa semidocumental da vida de Filme "Cabra marcado para morrer"Filme "Cabra marcado para morrer"João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Foi interrompido em 1964, em razão do golpe militar e recomeçado 17 anos depois. Foram reunidos os mesmos técnicos, locais e personagens reais para contar a sua história. É a história das Ligas camponesas de Galiléia e de Sapé e a vida de João Pedro através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que conta sobre a sua vida nesses vinte anos, assim como a de seus filhos, separados dela desde dezembro de 1964.

Na quarta-feira, dia 19, é a vez do filme Edifício Master. Durante uma semana, Eduardo Coutinho e sua equipe conversaram com 27 moradores de um enorme edifício de apartamentos em Copacabana. Entre eles um casal de meia-idade que se conheceu pelos classificados de um jornal, uma garota de programa que sustenta a filha e a irmã, um ator aposentado, um ex-jogador de futebol e um porteiro desconfiado de que o pai adotivo, com quem sonha toda noite, é seu pai verdadeiro. O assunto desse documentário é a vida privada na grande cidade, o apartamento como último refúgio de individualidade, além de ressaltar o fato de que, morar junto num mesmo lugar não garante a formação de uma comunidade.

Na sexta-feira, dia 21, será exibido o filme Jogo de Cena para fechar a programação. Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. 23 delas foram selecionadas, em junho de 2006, sendo filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.