Projeto Interseção realiza novo encontro nesta quarta-feira (26)

O próximo encontro do Projeto Interseção acontece nesta quarta-feira, 26, com o tema "Considerações histórico-filosóficas em torno de Homero e Heródoto", onde dialogarão os professores Auxiliomar da Silva Ugarte, do Departamento de História, e Maria do Socorro da Silva Jatobá, do Departamento de Filosofia. O encontro acontece às 17h, no auditório Rio Solimões, no Instituto de Ciências Humanas e Letras.

Com intuito de traçar um ponto comum entre a Filosofia e outras áreas de conhecimento das Ciências Humanas, o Projeto Interseção iniciou em janeiro trazendo os professores Renan Freitas Pinto, do Departamento de Ciências Sociais, e Marilina Conceição Pinto, do Departamento de Filosofia, para dialogar sobre “O mito e a letra”.

Através de encontros mensais, o Projeto Interseção abordará temas de artes, história, educação e sobre a realidade amazônica. Segundo a professora Ivanete Pereira, o Interseção nasceu do desejo de cultivar ricos encontros interdisciplinares entre os pares acadêmicos e, principalmente, despertar esse interesse nos discentes. “Nós cremos na natureza convival do homem por sermos fiéis ao pensamento aristotélico: ‘O homem é um ser político’, e sendo um animal político a sua instância convival por excelência é o dialogo”.   Para a professora Eneida Oliveira, diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras, é importante ampliar o horizonte do debate e da expansão de uma possibilidade que não é tão longínqua, mas que precisa ser resgatada no âmbito do Instituto: “Às vezes, as ações acabam ficando restritas a ações do cotidiano, administrativas e faltando recuperar esses projetos políticos pedagógicos. No ICHL temos 16 cursos, 11 departamentos e 7 pós-graduações. Quando começamos a perceber, estamos plantando uma semente que, de fato, esse debate interdisciplinar nos apresenta diferentes saberes e perspectivas. Esse diálogo estabelecido quebra uma cultura cartesiana impregnada na nossa formação profissional, aquela onde diferentes saberes não conseguem dialogar”.