Cine & Vídeo Tarumã encerra semana com Clip, da diretora Maja Milos

Com a intenção de trazer à tona os rumos que a atual juventude está traçando, principalmente frente ao mundo globalizado e abocanhado com as tecnologias digitais, o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, apresenta, na próxima semana, uma seleção de filmes que reflete parte dessa postura juvenil. Intitulada “Refletindo a Juventude Atual”, a programação tem por alvo o público jovem e coloca em evidência as maneiras como a juventude lida com a tristeza e o vazio existencial, a descoberta da sexualidade, a exposição da vida no universo virtual e como os conceitos éticos estão revirados na vida desses jovens. Os filmes selecionados são Bling Ring: A Gangue de HollywoodAs Aventuras de uma Ninfomaníaca e Clip.

         Abrindo a programação, na segunda-feira, dia 27, será exibido o filme Bling Ring: A Gangue de Hollywood, da diretora Sofia Coppola. Nicki (Emma Watson), Marc (Israel Broussard), Rebecca (Katie Chang), Sam (Taissa Farmiga) e Chloe (Claire Julian), entre outros jovens de Los Angeles, têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes, como Laurie (Leslie Mann), mãe de Nicki, que não tem a menor noção do que as filhas estão fazendo nas ruas, durante o dia e, pior, durante a noite. Fascinados pelo mundo glamouroso das celebridades das revistas, como Paris Hilton, e atrizes de cinema, como Kirsten Dunst, o grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa dessas pessoas, quando descobrem que entrar nas residências deles não é nada difícil. Cada vez mais empolgados com "os ganhos", o volume dos saques desperta a atenção das autoridades, que decidem dar um basta nos crimes dessa garotada sem limites. Baseado em fatos reais, esta é a mais nova realização da filha de Francis Ford Coppola.

         Na quarta-feira, dia 29, o filme a ser apresentado é o chileno As Aventuras de uma Ninfomaníaca, também conhecido como “Jovem Aloucada”, da diretora Marialy Rivas. Daniela (Alicia Rodriguez) é uma jovem de 17 anos que teve uma rígida criação no seio de sua família evangélica, em Santiago. A rebeldia e a frustração, próprias de sua idade, a leva a viver uma vida pautada em aventuras sexuais que são narradas em um blog. Uma dessas aventuras é descoberta e a menina é expulsa do colégio e proibida pela família de prestar o vestibular. Como castigo, sua mãe (Aline Kuppenheim), impõe que a jovem trabalhe em uma emissora que produz programas gospel, onde ela conhece Thomas (Felipe Pinto) e Antônia (Maria Gracia Omegna). A relação com Thomas e Antônia potencializará os questionamentos existenciais de Daniela, intensificando também as suas experiências individuais frente à vida. O filme foi inspirado na história verídica de Daniela, amplamente divulgada no blog “Joven y Alocada” e transportado para o cinema com maestria graças à linguagem dinâmica e forma tão afins ao universo que aborda.

Na sexta-feira, dia 31, o filme selecionado e apresentado é o sérvio Clip, da diretora Maja Milos. Além da possibilidade de assistir a um filme realizado nesse país distante da Europa, ele foi palco de muita controvérsia exatamente por apresentar a imagem de jovens sem perspectivas futuras e se entregando ao sexo, depois da guerra dos Bálcãs. A trama segue os passos de Jasna (Isidora Simijonovic), uma jovem linda e de corpo deslumbrante, filha de pais que vivem no subúrbio de Belgrado, na Sérvia, que, como qualquer outro adolescente. Vive com seu celular filmando tudo, inclusive poses sensuais com as amigas e as situações de sexo que faz com um garoto do colégio, Djorje, pelo qual é totalmente apaixonada. Jasna tem o pai com doença terminal e uma mãe depressiva, mas aparentemente não dá a mínima para eles e coloca toda sua raiva em tudo e em todos, inclusive nela. Seguindo os passos de sua paixão, ela mergulha num mundo de sexo e drogas, filmando tudo. Ainda assim, nesse ambiente pesado, o amor e a ternura emergem.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable