Navi conclui exibição “Primeiro Contato” na próxima quinta-feira, 30
O Núcleo de Antropologia Visual (NAVI) realiza a “Mostra Primeiros Contatos”, na qual exibe no próximo dia 23 de janeiro, o longa-metragem “Primeiro contato”, de Bob Connolly & Robin Anderson, que evocam experiências dos primeiros contatos entre culturas e povos diferentes e seus resultados.
As sessões ocorrem todas as quintas-feiras, no auditório Rio Negro, às 12h30, e terão a participação de membros do NAVI nos debates ao final de cada sessão.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, professora Selda Vale, os primeiros contatos geralmente ocorrem de maneira trágica em que predomina a cultura dominante, mas que nesse processo de transformação ocorre também a troca de conhecimento.
O filme australiano “Primeiro Contato”, fala de quando Colombo e Cortez se aventuraram no Novo Mundo e não havia nenhuma câmera para gravar o drama deste primeiro encontro. Mas, em 1930, quando os irmãos Leahy penetraram no interior da Nova Guiné em busca de ouro, eles carregavam uma câmera de filmagem. Assim, capturaram em seu filme confronto inesperado com milhares de pessoas da Idade da Pedra, que não tinham nenhuma ideia de vida humana para além dos seus vales. Cinquenta anos depois, alguns dos participantes ainda estão vivos e recordam a sua experiência única. Foi indicado para a Academia como Melhor Documentário Longa-Metragem.
Dia 30, nova exibição
Concluindo a mostra, o filme Pirinop, meu primeiro contato, de Mari Correa e Karané Ikpeng, será exibido no dia 30 de janeiro.
Em 1964, os índios Ikpeng têm seu primeiro contato com o homem branco numa região próxima ao rio Xingu, no Mato Grosso.
Unindo o passado ao presente, os Ikpeng evocam, em misto de tristeza e humor, as preciosas lembranças daqueles momentos e interpretam episódios que os brancos e suas câmeras não presenciaram, deslocando nosso olhar pra um enfoque, onde o Outro somos nós. A câmera se insere no cotidiano da aldeia para captar momentos que transitam entre o flagrante e o construído de maneira cênica.