Projeto Erica promove treinamento da equipe entre dias 13 e 16 de janeiro

O projeto Estudos de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), coordenado no Amazonas pela Ufam, realiza entre os dias 13 a 16 de janeiro na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) treinamento da equipe que fará a coleta de dados para o projeto. O Erica é um estudo multicêntrico liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e visa pesquisar a alimentação, o peso, os hábitos e as atividades dos adolescentes, a fim de traçar uma fotografia da saúde dessa parcela de brasileiros.

Sob a gerência local da professora Elisa Brosina de Leon, da FEFF, o Erica visitará 42 escolas públicas e particulares de Manaus para proceder o levantamento de dados entre adolescentes de 12 a 17 anos. Verificar a prevalência de diabetes mellitus, obesidade, fatores de risco cardiovascular e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios entre os adolescentes são alguns dos objetivos específicos do estudo que ocorre em 16 estados do país.