Professor Allan Rodrigues lança a obra “Comunicação e Meio Ambiente - Recepção e mediação do discurso conservacionista em Mamirauá”, neste sábado, 21 de dezembro
A comunidade acadêmica está convidada para prestigiar o lançamento da obra “Comunicação e Meio Ambiente - Recepção e mediação do discurso conservacionista em Mamirauá”, do jornalista e professor da Ufam Allan Soljenítisin Barreto Rodrigues. O evento acontece neste sábado, 21 de dezembro, às 9h30, na Livrara Valer, rua Ramos Ferreira, 1195, Centro.
Na obra, o autor analisa fontes do discurso conservacionista globalizado do fim do século XX e relatos próprios de um dos alvos preferenciais desse discurso: as populações tradicionais dos países e regiões periféricas do planeta. Ele contesta a falsa ingenuidade da aparente aliança construída entre conservacionistas e populações tradicionais no âmbito do movimento socialista.
A criação de unidades de conservação de uso sustentável impõem novas territorialidades às populações tradicionais, assim como coloca em marcha um processo de adestramento destas populações à conformidade da lei de crimes ambientais. O autor questiona se há uma intencionalidade conservacionista na aceitação, pelas populações caboclo-ribeirinhas do Jarauá, dessa nova governança.
Para Allan, o livro “sintetiza a busca por respostas que possam ajudar, modestamente, na solução de um dos maiores problemas a ser enfrentado pela sociedade: a conciliação da preservação do meio ambiente com a sustentabilidade das comunidades tradicionais.
Sobre o autor
Allan Rodrigues é professor de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestre e doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia e autor do livro Boi-bumbá - Evolução.