Professor Allan Rodrigues lança a obra “Comunicação e Meio Ambiente - Recepção e mediação do discurso conservacionista em Mamirauá”, neste sábado, 21 de dezembro

A comunidade acadêmica está convidada para prestigiar o lançamento da obra “Comunicação e Meio Ambiente - Recepção e mediação do discurso conservacionista em Mamirauá”, do jornalista e professor da Ufam Allan Soljenítisin Barreto Rodrigues. O evento acontece neste sábado, 21 de dezembro, às 9h30, na Livrara Valer, rua Ramos Ferreira, 1195, Centro.

Na obrao autor analisa fontes do discurso conservacionista globalizado do fim do século XX e relatos próprios de um dos alvos preferenciais desse discurso: as populações tradicionais dos países e regiões periféricas do planeta. Ele contesta a falsa ingenuidade da aparente aliança construída entre conservacionistas e populações tradicionais no âmbito do movimento socialista.

A criação de unidades de conservação de uso sustentável impõem novas territorialidades às populações tradicionais, assim como coloca em marcha um processo de adestramento destas populações à conformidade da lei de crimes ambientais. O autor questiona se há uma intencionalidade conservacionista na aceitação, pelas populações caboclo-ribeirinhas do Jarauá, dessa nova governança.

Para Allan, o livro “sintetiza a busca por respostas que possam ajudar, modestamente, na solução de um dos maiores problemas a ser enfrentado pela sociedade: a conciliação da preservação do meio ambiente com a sustentabilidade das comunidades tradicionais.

Sobre o autor

Allan Rodrigues é professor de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestre e doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia e autor do livro Boi-bumbá - Evolução.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable