Outorga de grau do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas, Turma Mura, em Autazes

A cerimônia de outorga de grau será nesta sexta-feira, 6, a partir das 19h, na Quadra Nicolau de Souza Melo do município de Autazes. Ao todo, 48 formandos recebem o diploma de licenciatura. A cerimônia será presidida pelo Pró-reitor de Extensão e Interiorização, professor Frederico Arruda.

O curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas – Curso Regular da Faculdade de Educação/Faced/UFAM foi demanda do povo Mura da região de Autazes, por meio da Organização dos Professores Indígenas Mura – OPIM, e teve como protagonistas professores/professoras, lideranças Mura e um grupo de docentes da Faculdade de Educação e de outras Unidades Acadêmicas da UFAM.

O Curso foi construído na perspectiva de formar professores/professoras para atender a educação básica - 6º ao 9º ano do ensino Fundamental e Ensino Médio - nas escolas indígenas das aldeias. Ao concluir o curso, os professores/professoras indígenas estarão licenciados para atuar na educação escolar indígena, com ênfase em uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e Biológicas; Letras e Artes.

A turma Mura foi a primeira a iniciar em maio de 2008. O último módulo do Curso ocorreu no mês de abril de 2013, com o Seminário de Socialização das Pesquisas realizadas nas Grandes Áreas, no Centro de Formação Xare, Km 22, BR 174, e Seminário de Avaliação Final do Curso, realizado no Centro de Formação de Professores Indígenas da UFAM, na Fazenda Experimental, BR 174, Km 38.