Cine Museu Amazônico promove palestra "Mura: Quem ainda somos? Quem já não somos mais?"

O filme-documentário “MURA – Quem ainda somos? Quem já não somos mais?” vai ser exibido nesta segunda-feira, 9, às 10h, no Instituto de Educação do Amazonas, Av. Ramos Ferreira, 875 - Centro. A obra aborda três aspectos que preocupam e continuam sendo discutidos pelos professores das aldeias  indígenas Mura, que são a questão da identidade étnica, a formação de cooperativas agropecuárias e extrativistas como forma de sustentabilidade do povo Mura e a origem dos sítios arqueológicos encontrados nas aldeias e em suas proximidades.

O filme docmentário fecha a programação da Mostra “Amazônia: cidadania violentada”.

Para os realizadores do filme-documentário Raoni Valle e Márcio Fernandes, a experiência de ter feito a obra foi gratificante e, ao mesmo tempo, reveladora.

“Fazer o registro do trabalho do Márcio Fernandes com a Organização dos Professores Indígena Mura/OPIM foi a primeira coisa que registrei quando cheguei à Amazônia e confesso que fiquei encantando com o que vi”, disse, Valle, acrescentando, ainda. “A OPIM merece todo o crédito do fato, aliás os MURA são extraordinários!”, considerou.

Para a palestrante convidada Deise Lucy Montardo “a obra além de ser um registro precioso para os estudos na área de Arqueologia, constituindo-se numa autocrítica da forma de como os Mura vivem hoje”.

A mostra faz parte do Projeto Cine Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas e  tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão. É pedagógico e sem fins lucrativos e se integra à política de extensão da Ufam e às ações extramuro do Museu Amazônico.

Deise Lucy Montardo será a palestrante do eventoDeise Lucy Montardo será a palestrante do evento

Para a Diretora do Museu Amazônico, professora dra. Maria Helena Ortolan e os coordenadores do projeto James Araújo e Regina Vascocellos, o projeto foi revestido de muitas surpresas positivas.

“O Museu Amazônico com mais esse projeto continuou cumprindo com sucesso um dos tripés de sua política de ação: o de extensão. Saímos dos muros da rua Ramos Ferreira e fomos para as Escolas. Evidente que isso se deve também à qualidade do projeto, pois além do conjunto de excelentes filmes que foi exibido, tivemos a participação de palestrantes convidados”, revelou.

Entre os nomes dos ministrantes estão: Renan Freitas Pinto, Roberto Evangelista, Rogelio Casado, Abrahim Baze, José Alcimar de Oliveira, Elaíze Farias, Deise Lucy Montardo e Luiz Carvalho, só para citar alguns.

Ainda de acordo com a professora dra. Maria Helena Ortolan, o projeto também contou com a participação de artistas de outras linguagens como a dança, o teatro e a música.

“Os coordenadores do projeto aproveitam para agradecer a toda essa constelação de pessoas que, sem receber um só centavo, estiveram contribuindo com seus saberes e suas artes e, ao mesmo tempo, ao comparecimento de mais de 1.000 pessoas, dentre estudantes, professores e público em geral”, disse.

Perfil da palestrante

Deise Lucy Montardo possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2002).

Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal do Amazonas e membro da comissão editorial das revistas ‘Antropologia em Primeira Mão’, ‘Espaço Ameríndio’ e ‘Tellus’. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música indígena, etnomusicologia, música, etnologia guarani e xamanismo. É autora do livro Através do ‘Mbaraka: música, dança e xamanismo guarani’.