Professora Marilene Corrêa lança 2ª edição de "Metamorfoses da Amazônia" nesta quarta, 4
A professora do curso de Ciências Sociais da Ufam e, coordenadora do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Marilene Corrêa, lança a 2ª edição do livro “Metamorfoses da Amazônia”, hoje, 4, às 19h, na livraria Valer, na Avenida Ramos Ferreira, 1195, no Centro.
A 1ª edição já estava esgotada desde 2000 e o lançamento da 2ª edição ocorre em momento importante para a Amazônia, em razão de vários fatos políticos e econômicos que envolvem o desenvolvimento da região. Na obra, a professora aborda temas atuais e relevantes como a globalização econômica e a Zona Franca, a questão da preservação florestal em contraste com desenvolvimento da região e a presença indígena. “Todos esses eixos são colocados no plano de uma preocupação mundial, menos provinciana. Uma preocupação mundial, porque os sujeitos que ativam esses eixos não são daqui. E o diálogo que eles têm com o os grupos de interesse da região é complicado. É um diálogo de oposição”, explica a autora.
A pesquisadora defende que o desenvolvimento do país está diretamente ligado ao destino da Amazônia. “O desenvolvimento do futuro do Brasil passa necessariamente por esses espaços que hoje são menos contemplados, porque de algum modo a Amazônia tem ainda uma oferta enorme de recursos naturais. Temos um conjunto de possibilidades que ainda não foram testadas e que em outras regiões estão se esgotando”, ressalta. “E isso precisa ser pensado em outro plano, não ser feito ao acaso, mas no plano do presente, e de que modo esse presente pode alterar necessariamente a visão do Brasil, orienta a escritora.