Cine & Vídeo Tarumã homenageia Alain Delon

Na próxima semana, o Cine & Vídeo Tarumã exibe uma programação especial em homenagem ao ator francês Alain Delon. Delon foi um grande ator de sua geração e trabalhou com inúmeros diretores consagrados, como Godard e Louis Malle. O ator, que desde o início de sua carreira sempre fora aclamado pela crítica, deixou um grande legado, quando se aposentou da indústria do cinema, no ano de 1997.

Abrindo a última programação do mês, na segunda (25), Cine & Vídeo apresenta o filme O Sol por Testemunha, do diretor René Clément. O amoral Tom Ripley (Alain Delon) aceita de um rico industrial a missão de trazer de volta para casa, seu filho Philippe (Maurice Ronet), que vive com a namorada Marge (Marie Laforêt), na paradisíaca Riviera Italiana. Frio e calculista, Ripley se aproxima de Philippe, tornando-se seu melhor amigo. É o início de um plano diabólico. Com direção precisa de René Clément (Brinquedo Proibido) e música de Nino Rota, O Sol por Testemunha é um eletrizante filme noir "invertido", em que o sol sufocante toma o lugar das sombras da noite.

Na quarta-feira, dia 27, será exibido “A piscina”, de Jacques Deray. Na película, Jean Paul (Alain Delon) é um escritor passando férias em St. Tropez com a namorada Marianne (Romy Schneider), jornalista de sucesso, quando ela recebe um telefonema de Harry (Maurice Ronet), um antigo amante que está chegando com a filha Penélope (Jane Birkin). Ao se encontrarem, Harry tenta uma reaproximação, enquanto Jean Paul se encanta com a filha do rival.

A Primeira Noite de Tranquilidade”, do diretor Valerio Zulini, fecha a programação na sexta-feira (29). Na Itália, o professor de poesia Daniele Dominici chega à cidade costeira de Rimini e é contratado para ensinar durante quatro meses no Liceu substituindo outro professor. Seu relacionamento com sua companheira Monica está em crise e ele passa a maior parte do tempo com seus novos amigos Giorgio Mosca, Marcello e Gerardo Pavani. Em sala de aula, ele se encontra com a linda estudante de 19 anos de idade Vanina Abati, que é namorada de Gerardo e sente uma grande atração por ela. Eles se encontram e se conhecem fora de classe e se apaixonam um pelo outro. O relacionamento deles leva a um final trágico.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.