Projeto Cine Museu Amazônico apresenta o filme-documentário “Amazônia – Heranças de uma Utopia” na próxima segunda-feira (25)

Projeto Cine Museu AmazônicoProjeto Cine Museu AmazônicoEm sua penúltima exibição o projeto “Cine Museu Amazônico” na mostra Amazônia: Cidadania Violentada exibe o filme-documentario Amazônia – Heranças de uma Utopia, de Alexandre Valenti. A exibição acontece no Instituto de Educação do Amazonas, excepcionalmente, na segunda-feira, 25, às 13h. A excepcionalidade deve-se ao fato do feriado da quarta-feira, 20, quando seria apresentada.

Amazônia - heranças de uma utopia é um filme-documentário que aborda as diversas tentativas de colonização da Amazônia brasileira durante o século XX. Adotando um recorte histórico de longa duração (100 anos), o filme-documentário expõe fatos, iniciativas e ações que resultaram em impactos ou mudanças ecológicas, demográficas, políticas e econômicas. Talvez pela primeira vez um documentário mostre uma visão objetiva das intervenções humanas na Amazônia brasileira, seus erros e acertos, sem sucumbir aos clichês vigentes de visões apocalípticas ou paradisíacas. Amazônia – he- ranças de uma Utopia desvenda problemas e potencialidades que ainda constituem o maior desafio do Brasil do século XXI.

Para elucidar a trama dos vários projetos de expansão e ocupação e, ao mesmo tempo, as razões preocupantes dos impactos relacionados ao meio ambiente e ao homem que vive nos rincões da Amazônia brasileira. O professor da Ufam, José Alcimar de Oliveira, fará as considerações levantadas pelo filme e conversará com o público presente ao evento. Para o vice-coordenador do projeto James Araujo a presença do professor José Alcimar constitue-se em peça chave para entendermos porque as várias gestões do governo brasileiro vem apostando na ocupação e expansão da amazônia brasileira, na maioria das vezes sem algum estudo prévio dos impactos e risco ao ecossistema da maior florestal tropical do mundo em defesa do capital internacional. O professor, acrescenta James Araujo, é pessoa qualificada para falar sobre o assunto, pois vem estudando as questões relacionadas a Amazônia brasileira há mais de 20 anos, sua tese, por exemplo, por ter formação em filosofia é sobre epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos.

O projeto “Cine Museu Amazônico”, sem fins lucrativos e de caráter pedagógico, de iniciativa do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas/Ufam, cuja temporada começou no dia 28 de agosto,fecha com chave de ouro a mostra Amazônia: Cidadania Violentada, no dia 4 de dezembro, com a exibição do filme “Mura – quem ainda somos, quem já não somos mais”, de Márcio Fernandes e Raoni Vale e a palestrante convidada será a antropóloga e diretora do museu Amazônico  Maria Helena Ortolan.

As exibições e palestras têm como público alvo os alunos do ensino fudamental, médio e universitário, mas as sessões são abertas aos amantes da sétima arte e interessados para as questões agudas da região amazônica.

FICHA TÉCNICA:

/// Produção executiva: Luciana Boal Marinho e Ricardo Favilla /// Produção França: Fabrice Blancho, Hélène Chevereau e Christian Le Peutrec /// Argumento: Gisèle Catel e Alexandre Valenti /// Direção geral: Ricardo Favilla /// Direção: Alexandre Valenti /// Gênero: Documentário /// Duração: 90' /// País: Brasil, França /// Ano: 2006 /// Montagem: Jean-Charles Picard /// Técnico de som: Paulo Ricardo Nunes /// Direção de produção: Jean Robert /// Pesquisa audiovisual: Antônio Venâncio /// Texto e supervisão final: Cristina Savian /// Tradução: Mauro Pinheiro, Leyla Ribeiro e Maria Amélia de Moraes /// Locução: Alex Nader /// Pós- produção: Centreville Télévision /// Produção: MPC & Associados,