Cine e Vídeo Tarumã exibirá filmes que analisam o autoritarismo na América Latina

Dando continuidade à sua proposta de analisar o período de autoritarismo que ocorreu na América Latina quando das ditaduras militares, iniciada há meses com sessões do “Cinema Pela Verdade” para o Brasil, o Cine & Vídeo Tarumã, da Ufam, traz agora filmes com a conjuntura uruguaia. Em conjunto com o Laboratório Pan-Amazônico – LEPAPIS, do Departamento de Antropologia, as sessões – seguidas de debates com os militantes sociais uruguaios Norma Sandro e Hugo Vittorino – ocorrerão nos dias 12, 13 e 14 de novembro, a partir das 14h30, excepcionalmente, no Auditório Rio Alalaú, da FACED.

Dividida por sub-temas, a semana denominada Processos Autoritários na América Latina: o Caso do Uruguai apresentará, em cada dia, um filme longa-metragem para, em seguida, exibir curtas. No dia 12, o sub-tema “Razões que levaram ao golpe militar no Uruguai” traz como filme inicial Dossiê Jango, documentário de Paulo Henrique Fontenelle de 2013, no qual analisa as circunstâncias da morte do ex-presidente do Brasil no país vizinho, aumentando as suspeitas de assassinato premeditado, numa articulação com os militares uruguaios e argentinos. Em seguida, serão exibidos os curtas A Las Cinco en Punto, de José Pedro Charlo e Universindo Rodriguez, Tupamaros, Pacheco y Bordaberry Dictador, de 1969 e Golpe de Estado en Uruguay, de 1972.

Dia 13, no sub-tema “Reação da População ao Golpe”, o filme a ser exibido é o documentário longa-metragem 1983, de Eduardo García – Cardona, produzido pela Tevé Ciudad e o Ministerio de Educación y Cultura do Uruguai, que traça um panorama sobre os 25 anos das lutas democráticas naquele país, desde 1983. Nele são apresentados depoimentos de muitos lutadores históricos pelo fim do regime militar e as conseqüentes derrocadas da censura e da tortura.

No dia 14, sob o sub-tema “Lutas Atuais por Verdade e Justiça”, será exibido o longa brasileiro Condor, de Roberto Mader, e o curta FEUU 84 Anos, da Federación de Estudiantes Universitarios del Uruguay. O primeiro é uma referência direta à Operação Condor, nome dado à conexão entre governos militares do Cone Sul nos anos 1970, que resultou no seqüestro e assassinato de milhares de pessoas e no exílio de tantas outras. O filme faz uma análise contemporânea desses eventos pelos países Chile, Argentina e Uruguai, trazendo uma história de terrorismo de estado e também de pessoas e da procura pela verdade e justiça. O segundo, marca a posição histórica dos estudantes universitários uruguaios na luta pela restauração da verdade e da justiça, recuperando a via democrática.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam e, nesta semana especial, conta com o apoio decisivo dos membros do Laboratório Pan-Amazônico (LEPAPIS), do Departamento de Antropologia. As sessões serão seguidas de debates e participação da platéia que ocorrem, excepcionalmente, no Auditório Rio Alalaú, da FACED, a partir das 14h30, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. Todas elas são gratuitas e abertas à população de Manaus.