Projeto de pesquisa apresenta resultados de estudos na UHE Balbina nos dias 4, 5 e 6 de novembro

O Grupo Água e Comunidades integra o projeto de pesquisa "Planejamento Integrado de Reservatórios em Hidrelétricas da Bacia Amazônica - Projeto PIRAHIBA" apresenta por meio das Oficinas "MINHA CASA, MINHA ESCOLA, MINHA COMUNIDADE os resultados dos estudos de caracterização participativa da ocupação nessas comunidades e efetua a entrega dos banners ao gestor da escola e ao representante da associação comunitária. As oficinas ocorrem de 4 a 6 de novembro e serão realizadas no auditório da UHE de Balbina e nas Escolas Municipais "Areolino Vicente dos Santos" (Comunidade Novo Rumo) e "Ademilde da Fonseca Sobral" (Comunidade Boa União).

O Projeto PIRAHIBA", desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Energia, Meio Ambiente e Água - NIEMA da Universidade Federal do Amazonas e coordenado pela Professora Dra. Elizabeth Cartaxo, busca investigar, à luz do Planejamento Integrado de Recursos, as alternativas de gestão otimizada da bacia hidrográfica e dos reservatórios das UHE's na bacia Amazônica. Como parte do projeto, o Grupo Água e Comunidades desenvolveu atividades na região do reservatório da UHE Balbina visando caracterizar o uso e a ocupação do solo e ao mesmo tempo iniciar a implantação de uma base de dados geográficos com a espacialização (mapas) da sede de comunidades-piloto, localizadas no entorno desse reservatório, bem como subsidiar o estabelecimento de políticas públicas, voltadas para a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos.

A realização das atividades do projeto é resultado da parceira entre a Ufam, através do Núcleo Interdisciplinar de Energia, Meio Ambiente e Água – NIEMA, com a UHE Balbina, as comunidades Fé em Deus, Novo Rumo, Boa União, Vila de Balbina e a Secretaria de Educação de Presidente Figueiredo. As oficinas foram organizadas pelas Professoras Annunziata Donadio Chateaubriand (Faculdade de Tecnologia - FT) e Adorea Rebello da Cunha Albuquerque (Instituto de Ciências Humanas e Letras) e são abertas ao público em geral e especialmente para moradores e representantes das comunidades envolvidas, representantes de organizações governamentais e não-governamentais envolvidas com a gestão de recursos naturais - energéticos e hídricos.

Datas e locais:

04 de novembro no auditório da UHE Balbina

05 de novembro na Escola Municipal "Areolino Vicente dos Santos" (Comunidade Novo Rumo)

06 de novembro na Escola Municipal"Ademilde da Fonseca Sobral" (Comunidade Boa União)