“Nas Terras do Bem Virá” tem presença confirmada do sociólogo Renan Freitas Pinto nesta quarta-feira (23)
Com a presença confirmada do sociólogo Renan Freitas Pinto, o Cine Museu Amazônico exibe o filme documentário “NAS TERRAS DO BEM VIRÁ”, do diretor Alexandre Rampazzo e da produtora Tatiana Polastri. A exibição faz parte da programação da mostra Amazônia: Cidadania Violentada, realizada pela Universidade Federal do Amazonas, por meio do Museu Amazônico, com o apoio do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). A mostra vai para a sua quinta exibição de um total de oito filmes, todos focados nas consequências da política de ocupação da Amazônia Legal, tanto ao homem quanto ao meio ambiente. O filme será exibido no dia 23 de outubro, às 13 horas, no IEA. A entrada é franca.
A partir do roteiro de Nas Terras do Bem Virá serão debatidos e esclarecidos, pelo sociólogo e professor da Ufam Renan Freitas Pinto, temas como a política de expansão do agronegócio, o trabalho escravo, os conflitos latifundiários e os assassinatos de líderes comunitários, como o mostrado no filme, da missionária Dorothy Stang.
Pode-se afirmar que o documentário “Nas Terras do Bem Virá” apresenta dois momentos na trajetória daqueles que são vitimados no processo de ocupação dos espaços da Amazônia Legal, no caso, brasileira. O primeiro, o da exploração. Aqui, migrantes de regiões pobres e fugitivos da seca são enganados na sua boa fé. Acreditando e motivados pelo lema "Homens sem terras do nordeste para terras sem homens na Amazônia", saem de seus habitats em busca de dias melhores e da terra prometida. Não tardam para se depararem com outra realidade: não há garantia de terras, são submetidos ao trabalho escravo e envolvidos em conflitos e foram testemunhas dos assassinatos de seus líderes. O segundo, o da resistência. Cansados de migrar e incentivados por seus líderes, os desbravadores da última grande floresta tropical do planeta, resolvem se organizar, reivindicar e lutar para conseguir um pedaço de terra e mantê-la de maneira sustentável. O resultado são violentas, cruéis e implacáveis retaliações.
Ficha técnica:
Diretor: Alexandre Rampazzo Brasil: 2007, 111min. Produtora: Tatiana Polastri Empresa produtora: Varal Filmes Roteiro: Alexandre Rampazzo e Tatiana Polastri Diretores de fotografia: Fernando Dourado e Alexandre Rampazzo Montagem: Fernando Dourado Música: Nanah Correia, Julian Tirado e João Ba Prêmios: - It’s All True – Festival Internacional de Documentários – Brasil – Menção honrosa - Festival dos Três Continentes – Venezuela – Prêmio de melhor filme - Mostra Etnográfica da Amazônia – Brasil – Prêmio de melhor filme - Mostra Contra o Silêncio de Todas as Vozes - México – Menção Honrosa - Prêmio "Luta Pela Terra" - janeiro de 2009 - concedido nos 25 anos do MST - Sarandi-RS - Mostra FICA – Brasil - XXIII Festival de Inverno da Chapada dos Guimarães – Brasil - Mostra do Audiovisual Paulista – Brasil