Edua lança mais dois livros na sexta-feira (27)

A 2ª edição do livro “A Revolução do Software Livre” e “Biodiversidade Amazônica. Caracterização, Ecologia e Conservação” são as obras que a Editora da Universidade Federal do Amazonas lança na próxima sexta-feira (27), a partir das 19h, na loja Bemol do Manauara Shopping. Ambas as obras contaram com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) para serem produzidas e impressas.

Idealizado pela organização não governamental (ONG) Comunidade Sol Software Livre, de Manaus (AM), e  organizado pelo bacharel em Direito e em Processamento de Dados pela Ufam, Tiago de Melo, o primeiro livro reúne artigos de dez autores que tratam, entre outros, de temas como o crescimento econômico com software livre e da presença de softwares livres em atividades.

Nele, são apresentados detalhes sobre as origens do software livre e como profissionais de todo o mundo conseguem se entender para promover suas contribuições a esses tipos de programas de computador. Pouco a pouco, os segredos que levaram inúmeras empresas a migrar seus sistemas operacionais, deixando de lado softwares proprietários pertencentes a gigante Microsoft, também vão sendo desvendados.

A biodiversidade Amazônica é o foco dos estudos apresentados no segundo livro a ser lançado pela EDUA na sexta. Organizado pelos professores Jaydione Luiz Marcon, Marcelo Menin, Maria Gracimar de Araújo e Tomas Hrbek, “Biodiversidade Amazônica. Caracterização, Ecologia e Conservação” representa parte do esforço conjunto de alunos e docentes do Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica (PPG-DB) na geração e divulgação do conhecimento científico voltado à realidade amazônica.

Temas originais e inéditos em muitos casos são apresentados, como na introdução, que fala sobre biodiversidade Amazônica (capítulo 1), a caracterização, riqueza e uso potencial de diversos grupos de microorganismos (capítulos 2 a 5), a morfologia de frutos de palmeiras e recursos oferecidos por plantas e sub-bosque (capítulos 6 a 7), assim como estudos vetoriais com insetos em comunidades ribeirinhas e citogenéticos em peixes (capítulos 8 e 9).

Outro destaque da obra é o capitulo 14 que, de acordo com a literatura existente, é o primeiro registro formal de discussão sobre o conhecimento atual da biodiversidade existente no fragmento florestal da Ufam, uma área relativamente grande, mas totalmente isolada em uma matriz urbana, e os desafios envolvidos em sua conservação, desde a implantação do Campus Universitário, em 1974.

Com estrutura física de apoio e corpo docente predominantemente vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Amazonas, o PPG-DB possui corpo docente formado por membros do núcleo permanente (NP) e colaboradores constituídos, em sua maior parte, por jovens doutores com ingresso recente na Instituição e potencialidades reais para atuarem no âmbito da Pós-graduação.