Amor e sexo são temas de filmes no Cine & Vídeo Tarumã nos dias 23, 25 e 27 de setembro

Os controvertidos temas de amor e sexo trabalhados incansavelmente no cinema ganham, na programação da semana do Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, mais uma dimensão diferenciadora: a relação afetiva entre três pessoas, no caso dois homens e uma mulher. Contudo, não é a tradicional postura machista e conservadora que uma provável relação a três pode sugerir que se faz presente nos três filmes selecionados; aqui as relações são mais ousadas e sustentam uma perfeita sintonia possível de afeto, carinho, amor e sexo entre os personagens.

Sem a glamourização ou fetichização comum aos filmes hollywoodianos sobre o tema, mas trazendo uma nova percepção das relações afetivas humanas, revendo o conceito hegemônico de monogamia, os filmes apresentados ganharam o nome temático na programação do Cine & Vídeo Tarumã de Amor e Sexo (a três). Com delicadeza, intensidade e verossimilhança, as tramas dos filmes nos remetem a repensar as formas tradicionais em nossa sociedade de se viver casos de amor e sexo.

Na segunda feira, dia 23, será exibido o filme espanhol (com produção também brasileira) O Sexo dos Anjos, do diretor Xavier Villaverde. Carla (Astrid Bergès-Frisbey) e Bruno (Llorenç González) se gostam e se desejam, vivem juntos e compartilham suas vidas, sonhos e amigos. Nada os separa, ainda que discutam algumas vezes. Tudo anda bem até Bruno conhecer o misterioso e atraente Rai (Álvaro Cervantes), um jovem que faz street dance. Rai provoca uma crise inesperada no casal: ele e Bruno começam uma relação secreta, embora Bruno continue apaixonado por Carla. Quando os encontros clandestinos são descobertos por Carla, ela fica confusa e magoada, embora não desista de seu amor por Bruno. As coisas tomam outro rumo quando Carla decide entrar no jogo... Isto modifica o que eles pensam de amor, infidelidade e sexo. Os três, guiados por suas emoções, aprendem a viver com toda a força e a intensidade da juventude, devorando cada momento. A produção de 2012 ganhou dois prêmios no Festival de Málaga, incluindo o de Melhor Ator Coadjuvante para Álvaro Cervantes.

Triângulo Amoroso, do conhecido diretor alemão Tom Tykwer, é o filme a ser apresentado na quarta feira, dia 25. Depois de “Corra, Lola, Corra”, “Perfume” e “Trama Internacional”, filmes em que ficou conhecido mundialmente, Tykwer nos apresenta uma história sensível e ousada. Hanna (Sophie Ross) e Simon (Sebastian Schipper) são casados e têm em torno de 40 anos. Ela é apresentadora de um programa de entrevistas na TV, enquanto ele é engenheiro. Apesar de viverem bem, enfrentam crises normais de quase vinte anos de relacionamento. Quando Hanna conhece Adam (Devid Striesow), um cientista que trabalha com genética, ela logo se sente atraída. Não demora muito para que iniciem um caso. Paralelamente, Simon precisa lidar com a morte da mãe e a notícia de que está com câncer no testículo. Após passar por uma cirurgia, Simon vai a uma piscina pública para exercícios de sua recuperação física e lá conhece Adam. Pela primeira vez na vida se sente atraído por um homem e logo se vê envolvido por ele. Hanna e Simon se apaixonam e se envolvem com o mesmo homem sem saberem um da relação do outro. Porém, quando Hanna fica grávida, surge a pergunta que irá modificar essa situação: quem é o pai? O filme arrebatou oito prêmios, dentre eles o de Melhor Direção no German Film Awards em 2011.

Fechando a programação, na sexta feira, dia 27, será exibido o filme Dieta Mediterrânea, do diretor catalão Joaquín Oristrell. Produção de 2009, a história do filme se passa em uma vila à beira-mar na Espanha. A adolescente Sofia ajuda seus pais na cozinha do pequeno restaurante da família e sonha em se tornar a melhor chef do mundo. Adulta (Olivia Molina), se casa com Toni (Paco León) e com ele tem três filhos. Toni é o genro que toda mãe gostaria de ter: sério e responsável. Só que, ao mesmo tempo em que ama seu marido, se apaixona por Frank (Alfonso Bassave), o agente que todo artista queria ter e com quem descobre os segredos da gastronomia. Com os dois chega a um acordo profissional e amoroso que vai revolucionar seu universo culinário e pessoal.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.