Encontro N-Linguagens - Professor Eduardo Martins aborda as representações da criança e do adolescente institucionalizadas no ECA

A exemplo do que ocorre em toda última segunda-feira do mês, o grupo N-Linguagens promove, nesta noite, a partir das 19h, o Encontro N-Linguagens.  O evento ocorrerá  no espaço Thiago de Melo da Livraria Saraiva (segundo andar do Shopping Manauara) e reunirá professores e autores para um debate  sobre as representações de criança e de adolescente institucionalizadas na Lei 8.069/90, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nesta edição, o palestrante é o professor Eduardo Cardoso Martins, do Departamento de Letras e Língua Portuguesa (DLLP) da UFAM. A palestra dele, intitulada "A criança do estatuto e o estatuto de criança: um estudo discursivo sobre as representações sociais no judiciário manauara",  tem como objetivo verificar qual representação (imagem compartilhada) está exposta no discurso judiciário manauara quando sentencia sobre uma causa.

Demonstra-se que os juízos de valores nas sentenças são baseados em reconstruções discursivas do conceito de criança e adolescente deslocados daqueles cristalizados no ECA, ou seja, os documentos decisórios são baseados tanto no “dito” como também no “não-dito”, isto é, nas representações sociais daqueles que as interpretam. O arcabouço teórico-metodológico parte da Análise de Discurso Crítica, Fairclough (2001, 2003), que propõe uma concepção de linguagem como Prática Social; e norteia-se, também, na proposta de Halliday e Hasan (1991), e Halliday e Matthiessen (2004), que fundamentam a Gramática Sistêmico-Funcional. As representações sociais são apoiadas nas pesquisas de Moscovici (1972) e Abric (1976).

O professor Eduardo Cardoso Martins, do DLLP-UFAM, possui graduação pela Universidade Federal do Amazonas (2007); especialização e mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (2012). A atividade dele está concentarda na área de Letras com ênfase em Funcionalismo, Pragmática, Teorias da Enunciação, Conceitos de Língua, Análise crítica do discurso, Gêneros Textuais e Produção Textual.