Cine e Vídeo Tarumã apresenta “Inéditos nos Cinemas de Manaus”
Nesta semana, o Cine e Vídeo Tarumã apresenta “Inéditos nos Cinemas de Manaus”. Os dramas são filmes reconhecidos e aclamados em festivais internacionais, mas permanecem inéditos nos cinemas da capital amazonense. Com a missão de divulgar e exibir películas com temáticas variadas e de notável qualidade estética, o projeto selecionou os filmes “Irina Palm”, “Hanna” e “A Árvore” para atender a essa demanda.
Começando a programação da semana, nesta segunda feira, dia 15, o filme escolhido é “Irina Palm”, do diretor Sam Garbarski. Na trama, Maggie é uma viúva em torno dos 50 anos, que precisa conseguir dinheiro para pagar o caro tratamento médico de seu neto. Desesperada, ele vagueia pelas ruas do Soho londrino até encontrar um aviso na porta do clube privê Sexy World, que diz que procura uma "recepcionista". Decidida, Maggie se apresenta para a vaga e consegue o emprego. Com a ajuda da colega Luisa ela logo aprende a se adaptar, tornando-se a sedutora Irina Palm. Rapidamente ela se torna a estrela mais lucrativa e procurada do clube, mas sua vida dupla gera desconfiança de seu filho e fofocas dos vizinhos.
Na quarta feira, dia 17, o filme a ser exibido é “Hanna”, do diretor Joe Wright. Hanna é uma adolescente que vive desde criança isolada com o pai em uma inóspita floresta. Erik, o pai, é um ex–agente da CIA que treinou Hanna desde sempre para ser uma infalível assassina. Quando Hanna resolve ver o mundo, ao qual é deixada a mercê pelo próprio pai que procura uma maneira de escondê-la na multidão, ela tem que enfrentar Marissa (uma outra agente que tem um antigo envolvimento com seu pai) e seus capangas em uma perseguição que começa no Marrocos e se estende até a Europa. Nesse meio tempo, Hanna convive com uma família itinerante, com quem aprende sobre humanidade, além de investigar sobre seu próprio passado e o mistério que motiva Marissa a persegui–la impiedosamente.
Fechando a programação, na sexta feira, dia 19, será apresentado o filme “A Árvore”, de Julie Bertuccelli. A trama se passa na Austrália. Um casal vive feliz com seus quatro filhos pequenos, até que a morte brutal do pai deixa a família devastada. Cada um deles busca sobreviver ao seu modo. Simone, de apenas 8 anos, se recusa a ficar de luto e prefere subir regularmente na figueira do jardim. Ela fica horas no local, sentindo a presença do pai, convencida de que ele está sussurrando para ela através das folhas da árvore gigantesca que se ergue sobre sua casa. Dawn, sua mãe, acompanha a afeição crescente da filha pela árvore, ao mesmo tempo que, aos poucos, retoma sua vida normal.
O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.