Mostra de Cosmetologia acontece próxima segunda-feira, 1

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), convida a comunidade Foto: divulgaçãoFoto: divulgaçãoacadêmica para participar da Mostra de Cosmetologia. O evento acontece na próxima segunda-feira, 1, das 9h às 12h, em frente ao auditório da FCF. A exposição faz parte das aulas práticas dos alunos da disciplina de Cosmetologia, do curso de Farmácia, e contempla matérias-primas que, normalmente, iriam para o lixo como cascas e caroços de frutas e legumes. 

Ao todo, foram 12 equipes responsáveis pelo levantamento bibliográfico de cada resíduo. As etapas do trabalho incluíram extração, liofilização e ao final, a formulação. Da casca e do caroço de pupunha, por exemplo, foram feitos um shampoo para cabelos lisos e um tônico capilar. Além da pupunha, há produtos que utilizam casca de batata, banana, alho, abacate, laranja, beterraba, berinjela, jerimum e maracujá.

De acordo com a docente responsável pela disciplina, professora Ellen Regina da Costa Paes, a ideia de usar resíduos surgiu a partir da observação e da necessidade de cuidar do meio ambiente. “A nossa comunidade, vendo o quanto é desperdiçado, percebemos que poderíamos reaproveitar não só para o consumo alimentar, mas em outras áreas como a Cosmética”, lembra.

Ela afirma, ainda, que outro objetivo é fomentar o empreendedorismo e mostrar para os alunos a experiência de manipulação de cosméticos, a partir do zero. “Os discentes tiveram a oportunidade de buscar legislações pertinentes, não só produzem o produto, mas também as embalagens e os rótulos e tudo de acordo com a legislação vigente”, enfatiza.

Para o desenvolvimento da Mostra, a disciplina utiliza da metodologia ativa, procurando fomentar a pesquisa, o empreendedorismo, o cuidado com o meio ambiente, não só no reaproveitamento de matéria prima (resíduos), mas também durante o processo: economia de luz, água, descarte de resíduo proveniente da atividade. 

Mais informações: (92)3305-1181 ramal 2007