Egresso do curso de Medicina recebe honraria de universidade canadense

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

Felipe Siqueira Briglia é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e foi considerado o Fellow do ano pela Universidade da Columbia Britânica em Vancouver, no Canadá. O premiado é selecionado pelos os próprios colegas residentes e a escolha reflete o compromisso diário com a Medicina.

Formado em 2007, Felipe Briglia chegou ao Canadá depois de experiências em Manaus, São Paulo e Sydney, na Austrália. Para o egresso, a conquista é um reconhecimento de um trabalho construído não só pelas escolhas profissionais, mas também pessoais. “São muitos os fatores que influenciaram esse reconhecimento, desde a educação dos meus pais, passando pela ótima formação que tive na Ufam, e, sobretudo, o apoio da minha família. É o apoio emocional que me permite trabalhar bem e utilizar todo o conhecimento que adquiri durante esses anos”, enfatiza.

Felipe fez residência Médica em Pediatria, e em seguida, fez uma segunda residência em Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica, ambas pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp/EPM. Depois dos anos em São Paulo, ele sentiu a necessidade de uma experiência internacional na área de endoscopia e decidiu realizar Fellowship de um ano, 2013, em Gastroenterologia Pediátrica no Sydney Children’s Hospital, em Sydney, Austrália, com ênfase em endoscopia pediátrica.

A primeira experiência internacional, ainda em Sydney, foi responsável por mudar a sua relação com os pacientes. “Ter tido contato com um modelo diferente de atendimento foi importante para a minha construção enquanto médico pediatra. Foi por isso que escolhi continuar e ter outra experiência internacional. A experiência em Sydney abriu as portas para a Universidade da Columbia Britânica em Vancouver, no Canadá”, diz.

De acordo com o docente da Ufam, professor Edson Andrade, Felipe sempre se destacou pelo alto grau de responsabilidade e comprometimento com os pacientes. “Além da responsabilidade como os pacientes, ele aliava a isso uma alegria contagiante que por certo deve ter agradado aos seus pequenos pacientes canadenses, já que ele é pediatra. Enquanto aluno foi meu orientando no PIBIC-Ufam”, relembra.

Em Vancouver, Felipe Siqueira Briglia realiza pesquisa com crianças que têm doenças inflamatórias intestinais em parceria com a  pesquisadora Evelyn Alves Briglia. Os resultados foram apresentados no Congresso ESPGHAN Annual Meeting (European Society of Pediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition), na Escócia. Esse mesmo trabalho recebeu um prêmio no Gastroenterolgy Residents in Training Meeting, que faz parte do Canadian Digestive Disease Week , ou CDDW. Felipe pretende ficar pelo menos mais um ano no Canadá para fazer mais uma especialização, dessa vez, voltada para falência intestinal.