Daest divulga editais de Auxílio Emergencial e de Inclusão Digital

São oferecidos 60 Auxílios Emergenciais e 200 Auxílios para Inclusão Digital. Inscrições iniciam no dia 24 de junho e podem ser realizadas, via e-campus, até as 14h do dia 28 de junho

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O Departamento de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Amazonas (Daest/Ufam), vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/Ufam), divulga o lançamento dos Editais de Auxílio Emergencial (031/2019) e Inclusão Digital (032/2019).

Os mencionados editais têm por objetivo ampliar e democratizar as condições de permanência dos discentes da UFAM.

Dos auxílios

O Auxílio Emergencial consiste em repasse financeiro no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), concedido por até três meses, ao discente que esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica emergencial e transitória, com alto risco de evasão por impossibilidade de suprimento de necessidades básicas da vida universitária, podendo ser prorrogado por até três meses, sujeito à avaliação sociopedagógica. O edital 031/2019 oferece 60 Auxílios Emergenciais (sendo 10 para pessoas com deficiência e 50 para ampla concorrência).

Já o Auxílio Inclusão Digital é um auxílio financeiro prestado ao estudante, de caráter pessoal e intransferível, destinado à aquisição de notebook ou leitores digitais (e-reader) que contribuam paraa inclusão digital e realização das atividades acadêmicas. O edital 032/2019 oferece 200 auxílios de Inclusão Digital (sendo 20 para pessoas com deficiência e 180 para ampla concorrência), no valor de até R$ 1.500,00.

Inscrições

O pedido de inscrição para os dois processos seletivos será realizado online, via e-campus, por meio das etapas de preenchimento da ficha de avaliação socioeconômica (disponível no Portal do Aluno/e-campus, aba Serviços, botão Assistência Estudantil); realização de upload da documentação pessoal e comprobatória de renda do candidato e membros da família e efetivação da inscrição via e-campus  no período de 24/06 até as 14h00 do dia 28 de junho de 2019. Para mais detalhes quanto à inscrição, acesse os editais completos. EDITAL 031/2019 - Auxílio Emergencial e EDITAL 032/2019 - Auxílio Inclusão Digital

Segundo a diretora de Assistência Estudantil da Ufam, pedagoga Mônica Barbosa, os auxílios são importantes porque atuam possibilitando a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social e economicamente, dentro da Universidade. "O auxílio Emergencial foi pensado como uma estratégia para atender aos estudantes que não foram abrangidos pelos Editais regulares, lançados no início do ano, e que se encontram com alto risco de evasão por questões socioeconômicas ou outros motivos a serem avaliados pela equipe sociopedagógica. No caso do Edital de Auxílio Inclusão Digital, ele foi instituído em atenção à demanda apresentada nos Relatórios de Acompanhamento Acadêmico (RAA), no que tange à insuficiência de laboratórios de informática ou espaços que disponibilizem acesso a computadores aos estudantes sem condições financeiras de adquirir tais equipamentos, além disso o auxílio também atende ao V Eixo de desenvolvimento de ações de Assistência Estudantil, preconizado pelo Decreto 7.234/2010", declarou a gestora.