Ufam e Marinha do Brasil preparam acordo de cooperação técnica

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Na tarde de hoje, 6, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, recebeu em seu gabinete o capitão de Fragata Costa Júnior, encarregado pelo Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste, e representante da Marinha do Brasil. A reunião marca o início das tratativas que têm por objetivo ampliar a parceria existente entre as instituições.

Segundo o professor Sylvio Puga, ainda que já existam trabalhos em conjunto e boas parcerias em iniciativas pontuais, seria interessante a Ufam e a Marinha aumentarem essa parceria, através de um acordo de cooperação entre a academia e essa força militar cuja missão é realizar operações navais e zelar pelas águas territoriais brasileiras. “O objetivo é formalizar essa união que, na verdade, já existe de modo informal”, assinalou o reitor.

Inicialmente, o capitão Costa Júnior informou sobre o perímetro de atuação da Marinha na região, com mais de 13 mil quilômetros de vias navegáveis ao longo dos rios Madeira, Negro e Solimões. Em seguida, ele afirmou que a primeira tarefa dos proponentes é identificar os pontos em comum entre as duas instituições. “Por exemplo, amanhã, dia 7, receberemos uma turma do curso de Engenharia Civil da Ufam para falarmos sobre sinalização”, disse o encarregado pelo serviço. Segundo ele, os "contatos horizontais" são indispensáveis nesta etapa.

“Dentro das nossas limitações, temos o objetivo de organizar um conjunto de atividades de geração e sistematização de conhecimentos que serão aplicados em projetos futuros”, prospectou o pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa. Docentes que atuam em áreas de afinidade estiveram na reuniãoDocentes que atuam em áreas de afinidade estiveram na reuniãoConforme explicou o gestor, na atual conjuntura, não é possível fazer muitas coisa estando sozinho, mas, se cada um colaborar com o que tem de melhor, os resultados para toda a sociedade serão promissores.

Áreas de interesse

A professora Sanny Porto, que ministra a disciplina de Oceanografia no curso de Engenharia de Pesca da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), fala da importância de se concretizar uma parceria entre a Ufam e a Marinha do Brasil, especificamente por intermédio do 9º Distrito Naval. “No mês passado, cerca de 30 estudantes dessa disciplina de Oceanografia tiveram a oportunidade de embarcar no navio mais moderno em termos de equipamentos oceanográficos, o Rio Branco. As turmas aprenderam sobre o manuseio de instrumentos utilizados em alto mar, de modo a consolidar o aprendizado teórico”, ressaltou a docente, que já vislumbra oportunidades de pesquisa e estágio curricular em parceria.

Na avaliação do diretor da FCA, professor Marco Antônio Mendonça, as possibilidades são ainda mais amplas. “Somente na FCA, existem quatro cursos que têm a disciplina de Topografia. Na Faculdade de Tecnologia também temos demandas nesse sentido, além de pesquisas e levantamentos que podem ser feitas durante eventuais missões”, exemplifica o professor Marcos Antônio, ao reforçar que essas atividades poderiam gerar informações que seriam úteis tanto para a Universidade quanto para a Marinha.