Faculdade de Direito promove seminário sobre Direito Internacional

Organizado por alunos integrantes do Programa Jovens Talentos, o “Seminário Direito Penal Internacional e Sequestro” acontece nos dias 16 e 17 de julho na sala 3 da Faculdade de Direito, setor Norte da UFAM. O evento é gratuito e conta com o apoio do Programa Santander Universidades.

Com o intuito de debater e apresentar resultados de pesquisas científicas realizadas durante o Programa Jovens Talentos, os alunos Isabelle Queiroz de Lima, Lucas Pedrosa Fernandes e Hamilton Gomes de Santana Neto, acadêmicos do 3° período de Direito, organizaram o “Seminário Direito Penal Internacional e Sequestro” coordenados pelos professores Adriano Fernandes Ferreira e Dorinethe Bentes.

O aluno Hamilton Gomes de Santana Neto fala sobre suas perspectivas: “O seminário é muito interessante. Iremos apreender novas visões acerca do Direito Penal Internacional por meio da perspectiva de professores de outras instituições. Será muito importante para ampliar os conhecimentos sobre esse tema, que hoje se torna um paradigma a ser debatido e em constante mudança. Importante para a faculdade, para a sociedade e também nos proporciona um aparato acadêmico”, avaliou.

O evento conta com o apoio do Santander Universidades, que é uma Divisão Global do Grupo Santander, que tem como principal linha de atuação apoiar iniciativas voltadas à educação superior, com foco no estabelecimento de parcerias e no relacionamento com as universidades. Na região Norte, a parceria com a Universidade Federal do Amazonas é feita através do Programa Amazônia 2020. O programa subsidiou o custo da participação das professoras de Direito Penal Ana Elisa Benchara, da USP e Ana Isabel Pérez Cepeda, da Universidade Salamanca (Espanha) que ministrarão palestra durante o seminário promovendo, dessa forma, um intercâmbio de ideias.

“Com a realização da Copa do Mundo em 2014 no nosso País, a segurança e o Direito Internacional estará em voga. O tema que escolhemos está em constante foco de discussões e destaque na mídia, por isso foi um grande desafio e também oportunidade podermos produzir algo além da pesquisa científica, não queremos nos limitar aos artigos. Essa questão não é apenas um viés intelectual, é de interesse público”, comenta a aluna Isabelle Queiroz de Lima.

O “Seminário Direito Penal Internacional e Sequestro” é um evento gratuito e ocorre nos dias 16 e 17 de julho, na sala 03 da Faculdade de Direito, de 9h às 12h. Os participantes receberão certificado de 10h complementares.

Sobre o Programa Jovens Talentos

O programa Jovens Talentos é um projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e prepara alunos desde os períodos iniciais da graduação para a pesquisa científica, incentivando a continuação desses estudantes nas bolsas de iniciação científica.A seleção é anual, realizada a nível nacional. Na Faculdade de Direito foram selecionados 12 alunos, dos quais 6 já participam do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

“Desenvolver os projetos, elaborar e familiarizar com temas jurídicos através da produção de artigos, treinar estes alunos para estar à frente de eventos são os objetivos principais do Jovens Talentos. Acredito que esse tipo de programa seja fundamental para inserir os alunos na campo da pesquisa.  Assim, não precisam esperar chegar aos períodos finais para começar a  trilhar os caminhos da pesquisa”, ressalta a professora Dorinethe Bentes.