Tema do encontro será abordado por professor de Moçambique, nesta quinta, 6

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

O Grupo de Pesquisa Estudos Africanos da Universidade Federal do Amazonas (GEA/Ufam) promove, nesta quinta-feira, 6, das 18h às 20h, a palestra ‘Encontros com a História das Áfricas’ , proferida pelo professor Carlitos Luís Sitoie, docente da Universidade Save (Unisave), em Moçambique. O evento será no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no Setor Norte do Campus Universitário. Faça a inscrição online.

O professor Sitoie ministrará também a oficina “Leitura e interpretação das sombras de objetos e das coisas para o cotidiano, baseando-se na história de vida dos povos das etnias Ba Tswa e Muhaqui (Moçambique) e dos moradores de Macapá”, entre os dias 8 e 15 de junho, na sala de defesa do PPGH/Ufam. A atividade visa a estimular a discussão de temas africanos entre os discentes daquela pós-graduação, ampliando as possibilidades de análise comparativa com a Amazônia.

O GEA é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH/Ufam), por meio do Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com a docente do PPGH e líder do Grupo de Pesquisa, professora Keite Valéria Oliveira Barbosa, o GEA promove e amplia os estudos da História da África na Ufam. “A partir disso, seguimos uma programação em consonância com os objetivos que permitem a vinda do professor Carlitos Luís Sitoie de Moçambique”, explica.

Sobre o palestrante

O professor moçambicano concluiu seu doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Ufam, no ano de 2018. Ele é mestre em Educação/Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Moçambique, título que obteve em 2013, e licenciado em Ensino de História e Geografia também pela Universidade Pedagógica de Moçambique, em 2006.

O professor Carlitos Luís Sitoie tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ambiente, e atua, sobretudo, nos temas de geoprocessamento, gestão de recursos naturais, estágio supervisionado e ensino de geografia, solos, intemperismo, turismo, história e geografia da África, auditoria e consultoria ambiental, gestão patrimonial.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Evento-PPGH-GEA.pdf)Evento-PPGH-GEA[ ]231 kB