Seminário Internacional de Ecologia Política ocorre até esta quarta, 5, no Alto Solimões
Com o tema “Justiça Socioambiental e alimentar na tríplice fronteira amazônica”, o Seminário Internacional de Ecologia Política está sendo realizado de hoje, 3 , até esta quarta-feira, 5 de junho, nas cidades fronteiriças de Letícia, na Colômbia, e Tabatinga, no Brasil. A atividade é realizada em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), cujo campus do Alto Solimões está localizado na cidade de Benjamin Constant. A iniciativa de realizar o evento é da Rede Internacional de Investigação Agro-Cultures.
Neste primeiro dia, o professor diretor do Instituto de Natureza e Cultura (INC), professor José de Ribamar da Silva Nunes, participou da mesa de abertura do Seminário. Outros docentes e pesquisadores da Ufam também colaboram com a programação: Antonio Carlos Witkoski (Ufam) fala sobre “Agricultura Familiar no Amazonas: Trabalho, Ambiente e Convivialidade”; Therezinha Fraxe apresenta “Mulheres Amazônicas e Vidas Sustentáveis: O Lugar da Fala”; Tatiana Schor explica o tema “Soberania Alimentar e Urbanização na Amazônia”; Ivanilce Castro debate sobre “Agroecossistemas e Segurança Alimentar no Alto Solimões”; e Taciana Carvalho apresenta a “História Ambiental Frente às Terras indígenas no Alto Solimões”.
Programação
Dia 4 de junho
8h30 - 12h – Sessão I: Migração, Fronteira e Impactos Socioambientais.
Moderador: Vitale Joanoni Neto (UFMT)
14h -16h – Sessão II: Da Injustiça Social à Justiça Socioambiental.
Moderador: Jeffrey Hoelle (UC Santa Bárbara)
16h – Conversatório com Líderes Políticos, Sociais e Investigadores: Perspectivas, Cenários, Mobilização Sociopolítica. Moderador: Reginaldo Conceição da Silva (UEA)
18h30-20h30 – Sessão III: Sustentabilidade e o Trabalho da Mulher
Moderadora: Mislene Metchacuna Mendes Tikuna (FUNAI)
Dia 5 de junho
8h30-12h – Sessão IV: Justiça Alimentar. Moderador: Máximo Alfonso Bilacres (UEA)
13h – Seção de Pôsteres para Investigadores
14h-15h – Sessão V: Populações e Territórios Indígenas.
Moderador: Antonio Ioris (Cardiff University)
15h – Conversatório de Vozes Indígenas Fronteiriças. Moderador: Jonas Souza (UEA)
18h – João Pacheco de Oliveira (Museu Nacional/UFRJ) - Memórias Diferentes, Horizontes Compartilhados: A Fronteira como Experiência de Futuro.
19h Conclusões e Recomendações do Encontro.
19j30 Socialização e Conclusão do Seminário.
Mais informações: www.agrocultures.org e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">info@agrocultures.org