Aplicativo Sigepe Mobile disponibiliza crachá digital
O Sigepe Mobile disponibilizou aos servidores públicos federais, no mês de maio deste ano, mais uma ferramenta para uso pessoal do servidor. Trata-se de uma atualização do aplicativo que disponibiliza o uso de crachá digital. A nova ferramenta é para ser usada como identificação do servidor.
O aplicativo Sigepe mobile oferece aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal (GDF), que recebem seus vencimentos, proventos ou pensões pelo Siape, uma forma prática e ágil, de consultar as suas informações financeiras, cadastrais, funcionais, férias e consignação, por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets e abre um novo canal de comunicação com os servidores públicos federais por meio da Central de Mensagens.
A partir do mês de maio o aplicativo teve uma atualização e disponibilizou essa nova ferramenta de identificação para os servidores. A opção não elimina o crachá atual, mas acrescenta uma nova ferramenta para o dia a dia. Além de inúmeras informações ao servidor público federal, que o aplicativo dispõe, o crachá digital agrega modernidade e rapidez.
“Não está extinto o crachá físico. É mais uma opção que o servidor tem. Acredito que não vamos parar de expedir o crachá físico, pelo menos até termos a instrução do Sipec. Ficam as duas formas. O servidor que ainda não tem o crachá físico pode optar pelo aplicativo Sigepe Mobile sem problemas”, afirmou o diretor do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Ronaldo Vitoriano Bastos.
O Acesso
Para acessar o aplicativo, informe o CPF e a senha do Sigac cadastrada para acessar o Sigepe no Portal do Servidor.
Se não possuir senha cadastrada, acesse gestaodeacesso.planejamento.gov.br e selecione a opção ‘Primeiro Acesso’ no menu ‘Precisa de Ajuda?’.
Caso o dispositivo móvel possua funcionalidade de biometria (leitor de digital para android ou touch ID/face ID para iOS), você poderá habilitá-la para acesso ao aplicativo.