Juntos por uma UFAM Sempre Melhor: Gestores tomam posse para o quadriênio 2013/2017
Em solenidade realizada no último sábado (6), tomou posse para o quadriênio 2013/2017, a gestão “Ufam Sempre Melhor”, com a nomeação do vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, pró-reitores, diretores de unidades, assessores especiais e diretores de órgãos suplementares da Instituição.
No dia 1º de julho, a reitora, professora Márcia Perales foi reconduzida ao cargo pelo ministro de Estado, Aloísio Mercadante, avalizando os resultados da consulta à comunidade acadêmica, que envolveu professores, técnicos e discentes.
À mesa de honra da posse, a reitora esteve acompanhada pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas, professor Clenaldo de Almeida Costa; pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado Amazonas, empresário Antônio Silva; pelo superintendente da Polícia Federal do Amazonas, delegado Sérgio Fontes; pelo presidente da Academia Amazonense de Letras, Arlindo Porto e também pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Sildomar Abtibol.
Ainda à mesa de honra, o membro do conselho diretor da Instituição e ex-presidente da Academia Amazonense de Letras, desembargador José Braga; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, procurador Érico Desterro e o membro do conselho diretor e ex-reitor da UFAM, Marcus Barros.
A saudação ao vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, foi feita pela diretora da Faculdade de Odontologia, professora Nikeila Chacon, a qual proferiu palavras que retrataram a história de vida do vice-reitor.
Perfil do Vice-reitor
Formado em Agronomia pela UFAM (1989) o vice-reitor tem mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (1994) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Viçosa, em 2001.
O vice-reitor é servidor da UFAM desde a década de 1990 e atualmente é professor associado II da Instituição.
Como docente, coordenou diversos projetos de pesquisas financiados pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), além de participar como pesquisador em vários outros.
Tem publicados mais de 20 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, oito capítulos de livros e é editor de um livro.
Entre outros cargos que ocupou, o vice-reitor também deu sua contribuição como chefe de departamento de Engenharia Agrícola e Solos, coordenador do curso de Agronomia, membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, entre outros importantes cargos.
Após a saudação, a secretária de Conselhos Superiores da Universidade, Flávia Nathália, procedeu à leitura do termo de posse do vice-reitor.
Em seu discurso, o professor afirmou que aquele fora o primeiro momento para o qual dedicara a confecção de um pronunciamento. “Este é um momento diferente, mas tão grandioso quanto o dia que fomos eleitos pela primeira vez. Desde então, temos trabalhado com muita seriedade, pensando sempre em uma gestão transparente e comprometida com resultados. Agradeço a minha esposa e filhas e à reitora, professora Márcia Perales, que demonstra a todo instante, a docilidade do não desistir e de lidar com os intempéries da gestão pública”, frisou ele que, ao término do discurso e já empossado, assumiu assento à mesa de honra.
A solenidade teve continuidade com a leitura dos termos de posse de pró-reitores e diretores das unidades acadêmicas e órgãos suplementares, além de assessores especiais.
Convidados a se pronunciarem, o ex-reitor da Instituição, professor Marcos Barros, salientou o “quão importante é manter o olhar e a sensibilidade aflorados para as manifestações públicas, num propósito de atender às expectativas daqueles que encaminharão num futuro breve, as decisões do País e as políticas sociais”.
Chamado ao púlpito, o vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Sildomar Abtibol, desejou aos gestores empossados, bênçãos a fim de terem o discernimento para escolherem o melhor pelo propósito da comunidade acadêmica, levando em conta a participação de ao menos 90% de gestores de cargos públicos ou grandes empresas privadas serem oriundas da Universidade Federal do Amazonas.
Em agradecimento, a reitora, professora Márcia Perales, dedicou sua fala a declarar que a Instituição "não poderá jamais, ser considerada uma obra acabada por estar em sua própria natureza, em constante aperfeiçoamento, numa construção coletiva”.
A reitora ancorou, mais uma vez, seu pacto com diretrizes e princípios defendidos no início de sua primeira gestão: “A educação pública e gratuita de qualidade, uma Universidade promotora de valores democráticos e uma gestão participativa, transparente, descentralizada, autônoma, entre outros pontos, jamais poderão ser esquecidos”, relembrou.
Por fim, a reitora agradeceu o comprometimento de gestores e ex-gestores, às autoridades presentes e que acompanharam a trajetória desta gestão por um Estado, por uma região e por um País mais desenvolvido. “Nosso compromisso com a Amazônia precisa ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo”, discursou a reitora ao citar Samuel Benchimol.
Conheça os Pró-reitores da UFAM e as expectativas de cada um para realizar o trabalho de fazer a UFAM sempre melhor:
Melhoria contínua
Avançar nas conquistas