Proplan apresenta aos conselhos universitários impactos do bloqueio orçamentário realizado na Ufam

Cenários foram apresentados nesta terça-feira, 21, ao Conselho de Administração da Universidade (Consad). Nesta quinta-feira, 23, as projeções serão apresentadas ao Conselho Universitário (Consuni)

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, apresentou, durante a reunião ordinária do Conselho de Administração (Consad), realizada na manhã desta terça-feira, 21, os impactos do bloqueio do Ministério da Educação (Mec) no orçamento da Ufam.

Cenários

Durante a apresentação aos conselheiros de Administração da Universidade (Consad), a pró-reitora projetou dois cenários que passariam a vigorar a partir do próximo mês de julho.

“Esclarecemos às autoridades universitárias sobre as ações bloqueadas, os dois percentuais indicados pelo Ministério da Educação e os possíveis cenários que podem ocorrer. Em um cenário mais pessimista, que consistiria no não-desbloqueio do recurso, as implicações seriam o não pagamento de alguns contratos da Universidade, como, por exemplo, o de energia e de água, bem como a inexecução de novas licitações que dependam do orçamento. No cenário mais otimista, haveria a liberação do recurso bloqueado, após o encontro do reitor com o ministro da Educação, oportunidade em que o professor Sylvio Puga argumentaria que tais recursos, por ora bloqueados, atendem a necessidades fundamentais da Universidade”, destacou a gestora.

Confira a apresentação completa da Proplan.