Inaugurada sede do Instituto Confúcio/Unesp na Ufam

Filial do Instituto, que  proporcionará o   ensino   do   idioma   Mandarim   na   Universidade Federal   do   Amazonas   (Ufam),   está   instalada  na   sala   23   da   Faculdade   de Letras (Flet)

Autoridades universitárias durante o descerramento da placa de inauguração do Instituto Confúcio na Unesp-UfamAutoridades universitárias durante o descerramento da placa de inauguração do Instituto Confúcio na Unesp-Ufam
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal  do   Amazonas  (Ufam)   inaugurou,  na   manhã   desta sexta-feira,   17,   a  sede   do   Instituto   Confúcio da Unesp   na   Universidade. A sede é a primeira a ser instalada na Região Norte do país e é resultado de um convênio realizado pela Ufam, por meio de sua Assessoria de Relações Internacionais (Arii), em parceria com o Instituto Confúcio/Unesp.

China – parceria estratégica

Durante a solenidade de abertura, que foi realizada no auditório Rio Solimões do  Instituto de  Filosofia,  Ciências Humanas e  Sociais (IFCHS),  o  reitor   da Ufam,   professor   Sylvio   Puga,   destacou   que   a   instalação   do   Instituto  na Universidade  representa um momento histórico para a Ufam. “A China é o maior parceiro estratégico do Brasil. Hoje mesmo nosso vice-presidente da República inicia visita à China, o que demonstra essa proximidade entre os dois países. Nesses 110 anos de Ufam nunca tivemos uma relação formal ou informal com universidades chinesas, então não poderíamos nos abster desse processo, pois seria um erro de estratégia com impactos no futuro. Não poderíamos mais ter essa lacuna na nossa Universidade. Também desejo registrar meu agradecimento à Unesp por compartilhar conosco essa parceria tão importante que inclusive conta com a presença do seu reitor, que faz sua  primeira visita ao nosso estado, mesmo com tantos compromissos em sua agenda institucional”, discursou o reitor da Ufam.

Reitor Unesp – primeira visita ao Amazonas

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga (esq.), apresenta dependências da Ufam ao reitor da Unesp, professor Sandro Valentini, que realiza sua primeira visita a ManausReitor da Ufam, professor Sylvio Puga (esq.), apresenta dependências da Ufam ao reitor da Unesp, professor Sandro Valentini, que realiza sua primeira visita a ManausO reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor Sandro Roberto Valentini, ressaltou a  alegria de, nesta primeira visita ao Amazonas já estabelecer parceria tão importante com a Ufam. “Quero registrar a minha felicidade de estar pela primeira vez no Amazonas, em Manaus, na Ufam. Em nome da Unesp, que é a Universidade que  represento, e do Instituto Confúcio da Unesp, quero saudar todos vocês e dizer que muito nos honra estabelecer essa cooperação. Nós acreditamos que precisamos compartilhar o que temos com as demais universidades brasileiras e para que essa parceria fosse estabelecida, foi considerada a posição de destaque da Ufam  no cenário nacional. Sei que a instalação dessa sala na Ufam é apenas a primeira etapa para a consolidação do Instituto Confúcio na Universidade Federal do Amazonas”, discursou o reitor, que também destacou que o Instituto Confúcio da Unesp foi o primeiro a ser instalado no Brasil e, ao longo desses dez anos de funcionamento, já beneficiou mais de 12 mil alunos e integrantes da comunidade paulista.

Nova filial

O diretor do Instituto Confúcio na  Unesp,   professor   Luís   Antônio  Paulino, ressaltou  a alegria de estabelecer a nova filial do Instituto na Ufam. “Fico muito satisfeito com essa parceria, pois sei o quanto o reitor da Ufam, o professor Sylvio Puga, é um entusiasta de tudo o que se relaciona ao estudo da língua e dos estudos sobre a China. Por parte dos chineses há também um imenso interesse pelas pesquisas que vêm sendo elaboradas aqui na Ufam, particularmente as relacionadas à biodiversidade, tema que a China tem priorizado bastante nos últimos anos”, declarou o diretor.

Dever cumprido

A assessora de  Relações  Internacionais   e   Interinstitucionais   da   Ufam, professora   Leda   Duwe   Leão   Brasil,   afirma   que   a   inauguração   do   Instituto Confúcio da Unesp na Ufam é mais uma iniciativa de internacionalização da universidade e também  agradeceu a todos os gestores que se dedicaram ao projeto de instalação do Instituto Confúcio da Unesp na Ufam. “Acreditamos que a internacionalização  se  realiza   quando ampliamos as competências linguísticas de nossos jovens. Agradeço a todos que se empenharam para que essa parceria tivesse êxito. Hoje tomam conta de mim a alegria, a gratidão e a honra de poder receber nossos amigos para estabelecer tão importante parceria. Quando o hino da China foi executado eu me emocionei bastante, pois percebi que o Bernardo, que será um dos professores de Mandarim aqui na Ufam, cantou com muito entusiasmo o hino de sua terra natal. É muita generosidade se deslocar da China, tanto ele quanto a Estela, e acolherem a Amazônia para compartilhar conosco o seu idioma, a sua cultura e os seus valores. Tenho certeza de que nossos alunos terão uma grande oportunidade no convívio com vocês”, discursou a assessora de Relações Internacionais.

Sexto idioma oferecido pela Ufam

Solenidade de inauguração contou com apresentações culturais. Na foto, Jieqiona Lyu (Estela), que será uma das professoras de Mandarim na Ufam canta a música chinesa "Memórias perdidas"Solenidade de inauguração contou com apresentações culturais. Na foto, Jieqiona Lyu (Estela), que será uma das professoras de Mandarim na Ufam canta a música chinesa "Memórias perdidas"Na Ufam, o Instituto Confúcio/Unesp ficará vinculado à Faculdade de Letras (Flet). O diretor da Flet, professor Wagner Barros, destacou que, a partir da parceria com a Unesp,  a Ufam passa a oferecer mais um dos idiomas mais influentes do mundo. “Costumo dizer que a área de linguagens é a mais importante de todas, pois é a que justamente proporciona o encontro de todas as outras, perpassando-as. Destaco que entre os 10 idiomas mais influentes do mundo contemporâneo, a Flet oferece formação em cinco deles: o Espanhol, o Francês, o Inglês, o Japonês, o Português e, agora, a partir dessa parceria com a Unesp, passa a oferecer o sexto idioma, o Chinês Mandarim, além de sempre abrir espaço para a formação em outros idiomas de importância política, social e histórica para nosso querido Amazonas, como o Latim, a Libras e o Tikuna”, orgulhou-se o diretor.

Após a cerimônia, houve o descerramento da placa de inauguração do Instituto, na sala 23 do Bloco Mário Ypiranga/ 2º andar, na Faculdade de Letras (Flet), setor Norte do Campus Sede.

Programação

À tarde, a partir das 15h, a programação continua com a palestra do diretor Instituto Confúcio na Unesp, professor Luís Antônio Paulino, o qual abordará o tema   'Dez   anos   construindo   pontes      Instituto   Confúcio   na   Unesp', oportunidade em que apresentará a trajetória da instituição e o fortalecimento do intercâmbio entre o Brasil e a China.  A palestra será realizada no auditório Rio Jatapu da Faculdade de Educação (Faced)

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable