6ª Semana de Enfermagem ocorre até sexta, 17, com discussão sobre os desafios da prática equitativa

Informações da Escola de Enfermagem
Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

Com a temática ‘Os desafios da Enfermagem para uma prática com Equidade’, a abertura da 6ª Semana de Enfermagem ocorreu ontem, 15, no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). A cerimônia foi presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, e contou com a palestra da docente da Escola de Enfermagem (EEM/Ufam), professora Hadelândia Milon de Oliveira.

O reitor considerou a 6ª Semana de Enfermagem importante para o processo de formação dos futuros enfermeiros, no sentido de qualificar as ações de saúde para a população e para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta é uma atividade que faz parte do nosso calendário institucional, e temos muito orgulho de contribuir para a formação qualificada e crítica do profissional de enfermagem, sempre tratando temas caros para a nossa região e para toda a sociedade”.

Na oportunidade, a professora Hadelândia Oliveira, que proferiu a conferência de abertura, destacou que equidade consiste em tratar de forma igual os iguais e, e os indivíduos e grupos desiguais, de forma diferente, a fim de que ao final haja a igualdade de direitos.

“Cabe aos profissionais da enfermagem a identificação dessas diferenças. Isso pode ser feito por meio do aprofundamento do tema, da realização de pesquisas, na escuta qualificada junto aos segmentos em situação de vulnerabilidade social. A intenção é conhecer as necessidades e apresentar propostas para a melhoria da qualidade dos serviços e da formação dos profissionais”, enfatiza.

Estavam presentes o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Amazonas (ABEn/AM), professor Enron Soares Carvalho Rocha, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (COREn/AM), Sandro André da Silva Pinto, o superintendente do HUGV, Júlio Mário de Melo Lima, a diretora da Escola de Enfermagem (EEM/Ufam) professora Nair Chase da Silva, e a chefe da divisão de Enfermagem do HUGV, Aurora del Carmeme Rossel.

A representante do Centro Acadêmico do Curso de Enfermagem (CACEn), Thayannee Carlos Chaves, considerou importante os acadêmicos terem acesso aos desafios profissionais que irão enfrentar no mercado. “Ter em seu processo de formação a possibilidade de dialogar com profissionais que já estão no exercício da profissão é fundamental para entendermos os temas relevantes que constroem o profissional”, conclui.

O evento ocorre até esta sexta-feira, 17, com palestras, minicursos, workshops e rodas de conversa.Nas atividades, serão ouvidos professores, profissionais das secretarias municipais e estadual de saúde, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e grupos heterogêneos.

A programação será desenvolvida no HUGV e na Escola de Enfermagem de Manaus.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (6 Semana de Enfermagem .pdf)6 Semana de Enfermagem .pdf[ ]311 kB