Sede do Instituto Confúcio na Unesp-Ufam será inaugurada nesta sexta-feira, 17

A inauguração do Instituto, que proporcionará o ensino do idioma mandarim na Ufam, é uma das iniciativas de internacionalização da Universidade e é pioneira por ser a primeira sede instalada na Região Norte do País

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) inaugura, nesta sexta-feira, 17 de maio, a sede do Instituto Confúcio na Unesp-Ufam. A solenidade de abertura será às 10h, no auditório Rio Solimões, localizado no Hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). Logo após a cerimônia, ocorre o descerramento da placa de inauguração do Instituto na sala 23 do Bloco Mário Ypiranga/ 2º andar, localizado na Faculdade de Letras (Flet), setor Norte do Campus Sede.

O evento terá a presença do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor Sandro Roberto Valentini, e do diretor do Instituto Confúcio na Unesp, professor Luís Antonio Paulino.

Com o tema 'Dez anos construindo pontes – Instituto Confúcio na Unesp', professor Luís Paulino irá relatar sobre a trajetória da instituição e sobre o fortalecimento do intercâmbio entre o Brasil e a China. A palestra será às 15h, no auditório Rio Jatapu da Faculdade de Educação (Faced).

O curso de Mandarim será um reforço para a promoção da cultura oriental na região Norte por meio da Ufam, tendo em vista que esta Universidade já oferta uma graduação em língua japonesa.

Internacionalização de êxito

A parceria da Ufam com a matriz chinesa do Instituto Confúcio (Hanban) foi consolidada por meio de tratativas ocorridas durante o VII Fórum de Alto Nível China e América Latina, realizado pela Ufam entre os dias 20 e 22 de outubro de 2018.

A assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Brasil, afirma que a inauguração do Instituto Confúcio na Ufam é uma das ações prioritárias de internacionalização da universidade e oportuniza que a comunidade acadêmica tenha o domínio do Mandarim e facilita a candidatura a bolsas de estudo em universidades chinesas.

Conforme esclarece o diretor da Flet, professor Wagner Barros, o Instituto é, na verdade, um centro cultural vinculado ao governo chinês, a exemplo do Instituto Cervantes com a Espanha, o ICBEU com os Estados Unidos e a Aliança Francesa com a França. “Um dos seus objetivos institucionais é a difusão da língua e da cultura daquele País ao redor do mundo”, explica.

“Após o contato com a universidade chinesa, intermediado pelo reitor da Ufam há um tempo, temos feito um esforço para que possamos receber uma filial desse Instituto. E isso foi concretizado a partir de uma ação conjunta entre a Arii e a Flet”, acrescenta o professor Wagner Barros.

Segundo o diretor, a Flet desenvolve amplo trabalho de pesquisa voltado às linguagens, prezando pela pluralidade, pela diversidade e pelo respeito a diferentes culturas. “Nós entendemos que essa é uma característica da Faculdade que vai ao encontro do contexto em que estamos inseridos. Todas as línguas têm sua história e sua relevância social. O conhecimento  delas nos abre possibilidades e horizontes de contato”, destaca o docente.

Estrutura

As atividades serão realizadas na sala 23 do Bloco Mário Ypiranga, que pertence à Flet. “Dois professores chineses egressos de universidades chinesas serão enviados, com subsídio da Unesp de Assis/SP, para o nosso Instituto. Isso é fruto de uma parceria entre a Ufam e a estadual paulista”, acrescenta o professor Wagner Barros.

Serão abertas turmas de Mandarim em três níveis, tendo como público de interesse todos os graduandos da Ufam. No primeiro momento, são disponibilizadas vagas em quatro turmas, inclusive com registro curricular do histórico após a conclusão do curso.

O quê? Programação de inauguração do Instituto Confúcio na Unesp-Ufam

Quando? 17 de maio de 2019.

Onde?

Às 10h, solenidade de abertura, no auditório Rio Solimões/IFCHS-Ufam;

Às 11h, descerramento da placa, na sala 23 do Bloco Mário Ypiranga/Flet;

Às 15h, palestra “Dez anos construindo pontes – Instituto Confúcio na Unesp”, no auditório Rio Jatapu/Faced.