Ufam recebe homenagem da CMM em comemoração aos seus 110 anos

Sessão solene foi proposta pelo vereador e professor aposentado da Ufam Gedeão Amorim

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e ex-reitor, professor Walmir Albuquerque foram agraciados com certificados durante a solenidadeReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e ex-reitor, professor Walmir Albuquerque foram agraciados com certificados durante a solenidadePor Márcia Grana
Equipe Ascom/Ufam

Pioneirismo, ética e resistência foram os aspectos atribuídos à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) durante a sessão solene realizada em homenagem aos 110 anos da Universidade, na manhã desta quinta-feira, 9, no Plenário da Câmara Municipal de Manaus.

O propositor da homenagem, vereador Gedeão Amorim, afirmou que a Ufam é a celulla mater do desenvolvimento da inteligência da região amazônica e destacou a gestão de excelência do atual reitor, professor Sylvio Puga. “Sei que os tempos atuais são marcados pela dureza, o que exige do senhor e de sua equipe um trabalho diuturno, mas sob sua liderança avaliamos que a Ufam está muito bem. Parabéns pelo trabalho que muito orgulha os amazonenses”,  discursou o propositor,  que também mencionou as contribuições de reitores anteriores, com destaque para o professor Walmir Albuquerque, gestão da qual participou como pró-reitor de Extensão.

Subscritor da homenagem, o vereador e egresso da Faculdade de Medicina da Ufam, Ewerton Wanderley, ressaltou o orgulho de ter sua formação realizada na Universidade Federal do Amazonas. “Estamos aqui para falar de sonho, esperança e realização. Tenho orgulho de ter minha formação em Medicina na Universidade Federal do Amazonas, pois é uma universidade que atua na construção do bem-estar coletivo e em prol de uma sociedade melhor. Estamos aqui para agradecer à Ufam por nos proporcionar um ambiente capaz de transformar os nossos sonhos em realizações”, declarou o vereador.

Governança combativa

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante pronunciamento na CMM. "A Ufam continuará forte. Obrigado Câmara Municipal, obrigado povo de Manaus por mais  este reconhecimento", discursouReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante pronunciamento na CMM. "A Ufam continuará forte. Obrigado Câmara Municipal, obrigado povo de Manaus por mais este reconhecimento", discursouRepresentando o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o professor Cleto Cavalcante Leal ressaltou a parceria da UEA com a Ufam e os grandes desafios que a Universidade do Amazonas enfrenta desde sua criação, em 1909.

“Desde que a Universidade do Amazonas foi criada havia dúvida quanto às fontes de recursos para a manutenção dela, para a manutenção de capital intelectual na região. Hoje os desafios são tão grandes quanto naquele tempo. Eu me atrevo a dizer que fazer a governança da Ufam não é uma batalha, mas uma guerra inteira de tão desafiante que é. E seus gestores atuam com muito esmero, buscando parcerias e se reinventando permanentemente. Parabéns por essa trajetória de sucesso”, cumprimentou o vice-reitor da UEA.

Homenagem fortalecedora

Ex-reitor da Universidade Federal do Amazonas, o professor Walmir Albuquerque destacou que a homenagem da Câmara Municipal de Manaus fortalece a Universidade em um momento bastante sensível, marcado pelo contingenciamento de verbas para a educação superior pública no País.

“Essa tentativa de acabar com a Universidade Pública, de colocá-la como gasto e não como investimento não é recente, mas são nesses momentos de crise que as instituições devem se unir para salvar a Universidade. Eu tenho certeza de que nós, uma vez mais, vamos superar as dificuldades. Sabemos que o Governo Federal deve ajudar o ensino básico, mas a prioridade dele, constitucionalmente, é manter as instituições de ensino superior públicas. Não pode inverter isso, sob pena de fugir da sua obrigação e cometer um ato inconstitucional. Temos que acreditar que haverá uma solução para essa problemática, acreditar no bom senso, sem perder o senso de luta, o senso de cobrança e o senso de indignação cidadã. É por isso que essa homenagem da CMM é importante, pois ela nos fortalece e, em nome de todos os ex-reitores, quero agradecer a esta casa por mais essa demonstração de afeto pela nossa instituição”, discursou o docente.

Balanço histórico

Em seu discurso, o atual reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, relembrou a trajetória histórica da Universidade, destacou a função estratégica da Ufam para a Região Norte do país e ressaltou os feitos da atual gestão em várias frentes. “Passados 110 anos, a Ufam é a maior instituição de ensino superior do Amazonas. Temos 30.500 alunos matriculados na graduação e na pós-graduação. No interior, onde atuamos em unidades instaladas em Itacoatiara, Humaitá, Benjamin Constant, Parintins e Coari, temos 8.300 matriculados”, disse o professor Sylvio Puga.

“Além disso, a Ufam oferta cursos de Educação a distância abrangendo, neste momento, 980 alunos. Há também  a licenciatura indígena que, somada ao Programa de Educação Básica, o Parfor, totaliza 1200 matriculados. Para funcionar a contento, a Ufam mantém em seu quadro 3.529 servidores, dos quais 1600 são docentes e 1600 são técnico-administrativos em educação, além de 250 professores substitutos”, destacou o reitor.

Gestores da Universidade prestigiaram a homenagem da CMM aos 110 anos da InstituiçãoGestores da Universidade prestigiaram a homenagem da CMM aos 110 anos da InstituiçãoEle completou: “No âmbito da Pesquisa, nossa Universidade possui 39 programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, além dos doutorados interinstitucionais, firmados com instituições parceiras nacionais e internacionais que trabalham conosco pelo aprimoramento acadêmico e científico de nossos professores, técnicos e ex-alunos. Já são nove os Dinters formados na nossa gestão sob a liderança da professora Selma Baçal e oito que estão em tratativa para entrar em vigor ainda em 2019”.

Gratidão e resistência

Ele aproveitou para agradecer a homenagem a Câmara Municipal à Ufam. “Fazer o balanço histórico de nossas atividades nos faz compreender que, mesmo que a tormenta nos aflija, nada abalará nossa determinação de fazer da Ufam a melhor universidade que pudermos. Digo a todos vocês que a Ufam continuará forte, que resistiremos  às intempéries, assim como nossos antecessores. Obrigado Câmara Municipal, obrigado povo de Manaus por mais  este reconhecimento”, concluiu o reitor.

A sessão solene contou ainda com apresentações dos Corais da Ufam e da Câmara Municipal de Manaus.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable