Ufam prorroga inscrição para capacitação de docentes

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

Foram prorrogadas até o dia 8 de maio as inscrições para o curso ‘Metodologias Ativas na Educação Superior’. A capacitação é oferecida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), e será ministrada pela professora Neusi Aparecida Navas Berbel, da Universidade Estadual de Londrina (Uel). O encontro ocorrerá entre os dias 8 e 10 de maio, no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus Universitário, e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.eventos.ufam.edu.br/eventos/home/login

Serão ofertadas 40 vagas para os docentes de diferentes unidades acadêmicas da Ufam e o curso visa identificar e analisar as principais características das metodologias ativas de ensino/aprendizagem e suas implicações no processo de formação dos profissionais das diversas áreas do conhecimento. Além de propor encaminhamentos para a continuidade e aprofundamento de estudos sobre Metodologias Ativas no âmbito de cada curso.

De acordo com a diretora do departamento de Apoio ao Ensino, Raimunda Saboia, a iniciativa está inserida na política de capacitação continuada dos docentes. "Sobretudo objetivamos sensibilizar e/ou despertar os professores da Ufam para a importância de uma adoção de postura em sala de aula que promova clima de integração professor-aluno de forma a desafiar o aluno a ser sujeito do seu aprendizado", enfatiza. A diretora ressalta ainda a responsabilidade das instituições de Ensino Superior em formar corpo docente com capacidade para avaliar criticamente o uso de técnicas e estratégias educacionais que viabilizem a aprendizagem ativa. 

Sobre a palestrante

Pós-doutora em Educação pela Unicamp (2010), doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1992), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1982), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1971). Professora aposentada da Uel a partir de abril/2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente com os temas: metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, avaliação da aprendizagem, formação de professores e pesquisa.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable