Professora Márcia Perales é nomeada reitora em Brasília pelo Ministro da Educação

Professora Márcia Perales assina o termo de posse perante o Secretário Executivo do MEC, Henrique PaimProfessora Márcia Perales assina o termo de posse perante o Secretário Executivo do MEC, Henrique Paim

Reconduzida por meio de ato de nomeação, publicado no Diário Oficial de 28 de junho deste ano, a reitora, professora Márcia Perales, é novamente a gestora da instituição de ensino mais antiga do Brasil para o quadriênio 2013/2016, tendo o encargo de administrar o terceiro maior orçamento do estado do Amazonas.

Com a preocupação constante em aliar excelência acadêmica com compromisso social, nesse segundo mandato, a reitora busca consolidar e ampliar ações afirmativas, investindo de forma efetiva nas áreas fins da Instituição, o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação tecnológica. Com foco também na melhoria das condições de trabalho e na formação e qualificação dos servidores da Universidade, ela aposta em ações que beneficiem sobremaneira os recursos humanos da Instituição.

Para ela, assumir novamente um dos cargos mais prestigiados no meio acadêmico e na sociedade, representa o reconhecimento, por parte da comunidade universitária, de um trabalho feito com dedicação, em conjunto com o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, e demais gestores,  a fim de que a UFAM continue sendo uma das instituições mais respeitadas e credíveis da sociedade. “Estou realmente muito emocionada e feliz em  poder contribuir novamente, na posição de mandatária desta Instituição, que presta serviços relevantes para esta região Amazônica. Estejam certos que nós iremos continuar trabalhando de forma a construir a cada dia uma UFAM sempre melhor”, garantiu.

Em meio a um clima de muita alegria, a cerimônia foi acompanhada pelo secretário de Educação Superior Paulo Speller, pela diretora do DIPES Adriana Weska, pela senadora Vanessa Graziottin e familiares da reitora.

Sobre a eleição

Concorrendo pela segunda vez, os professores Márcia Perales e Hedinaldo Lima foram reeleitos para a reitoria da UFAM. A Chapa 10 “UFAM Sempre Melhor, confirmando nas urnas o desejo da maior parte da comunidade universitária em manter por mais quatro os dois gestores. A chapa recebeu o percentual de 60,7% dos votos válidos.

A eleição registrou um total de 8.539 votantes, reunindo professores, técnicos e estudantes da capital e dos campi do interior do Estado.

A Chapa 10 recebeu 4.525 de votos válidos, enquanto que 3.883 foram destinados aos candidatos da Chapa 33 “Uma Nova UFAM Vai Nascer”. O total de votos válidos foi de 8.408.

A homologação do resultado e a definição dos nomes que compuseram a lista tríplice para ser enviada ao MEC foram aprovadas pelo Conselho Universitário.